A MUSICALIZAÇÃO CONTRIBUINDO NA INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Erickson Rodrigues do Espírito Santo Unoesc-Capinzal https://orcid.org/0000-0001-9736-8984
  • Maiara Pereira Santos Unoesc Capinzal Acadêmica da 7ª fase da licenciatura em música
  • Fábio Bolzan Unoesc Capinzal Acadêmico da 7ª fase da licenciatura em música
  • Adriana Sernajoto Unoesc-Capinzal

Resumo

Esse resumo explana sobre a contribuição da musicalização como atributo à inclusão social no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, cada vez mais pessoas com algum tipo de deficiência vem ocupando seus espaços no meio educacional. Nessa perspectiva, a música traz muitos benefícios para auxiliar a inclusão social e quando utilizada de forma correta ajuda muito nesse processo. Portanto, para que a musicalização tenha um caráter pedagógico, se faz necessário considerar a diversidade em sala de aula e o uso correto da educação musical na compreensão que a música é universal e todos tem direito e capacidade de aprendê-la. Com isso, se quer dizer que todos sem exceção são capazes de construir conhecimentos e habilidades referentes à arte musical, sejam eles teóricos, instrumentais ou lúdicos. Assim o problema da pesquisa é: Pode-se, através da prática, constatar que a música auxilia na inclusão social no processo de ensino aprendizagem? Diante disso, surge o objetivo de trazer a música como o apoio fundamental para a inclusão social. Para essa pesquisa o enfoque metodológico é o qualitativo, expositivo e descritivo, caracterizando-se como pesquisa ação, que aconteceu através da observação em espaço não formal, com posterior planejamento, seguido da intervenção. Portanto, o que foi percebido ao fim da pesquisa é que a música contribui na inclusão quando o professor consegue fazer que os alunos aprendam conteúdos com valor pedagógico musical, adaptando formas de ensino/aprendizagem, respeitando a individualidade, de maneira que haja o aprendizado musical. 

Palavras-chaves: Educação musical. Inclusão social. Processo de ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Erickson Rodrigues do Espírito Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências da Educação

Licenciatura em Música

Maiara Pereira Santos, Unoesc Capinzal Acadêmica da 7ª fase da licenciatura em música

Área das Ciências da Educação

Licenciatura em Música

Fábio Bolzan, Unoesc Capinzal Acadêmico da 7ª fase da licenciatura em música

Área das Ciências da Educação

Licenciatura em Música

Adriana Sernajoto, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências da Educação

Licenciatura em Música

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Rodrigues do Espírito Santo, E., Santos, M. P., Bolzan, F., & Sernajoto, A. (2018). A MUSICALIZAÇÃO CONTRIBUINDO NA INCLUSÃO SOCIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17997

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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