A VISÃO DA FAMÍLIA ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL

Autores

  • Geise Toniolli Gonçalves Unoesc Campus Chapecó
  • Maria Eduarda Mecabô Unoesc Campus Chapecó
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

O desenho é uma das formas mais antigas da comunicação humana de registrar acontecimento e contar histórias. Sendo assim, a primeira forma de expressão gráfica infantil, que estabelece uma linguagem universal e foi tema de diversos estudiosos os quais se dedicaram a observar e analisar o desenvolvimento da criança por meio de desenhos, da sua evolução gráfica e maturação da percepção do mundo à sua volta. Neste estudo observou-se o entendimento da criança ao desenhar sua família. As crianças observadas com idade de 06 a 09 anos, que desenvolveram os desenhos no espaço kids do SAP e sala dos professores da Unoesc. Elas expressarão no desenho o que considerava família, sendo aqueles que habitam a mesma casa, laços afetivos ou proximais. As crianças apresentarão interesse em desenhar, utilizarão mais a cor azul e rosa onde demonstra equilíbrio e harmonia sobre as emoções projetadas ao desenhar. Houve uma criança que não utilizou cores, que pode ser analisado como desmotivação em utilizar as cores no desenho naquele determinado momento. Os desenhos têm traços contínuos e percebe-se a evolução da criança em cada fase do desenvolvimento. A criança, ao desenhar deixa marcas no papel e registra seus pensamentos e sentimentos. Os desenhos analisados as crianças que se projetaram ao lado do familiar com mais proximidade que lhe transmite mais segurança e afetividade, já a criança que se desenha entre os pais se sente segura e afeiçoada entre ambos os lados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geise Toniolli Gonçalves, Unoesc Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Maria Eduarda Mecabô, Unoesc Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Gonçalves, G. T., Mecabô, M. E., & Garghetti, F. C. (2018). A VISÃO DA FAMÍLIA ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17905

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>