DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: ARRITMIA CARDÍACA

Autores

  • Eduardo Correa
  • Felipe Ribeiro
  • Natanel Tariga
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

As arritmias cardíacas são definidas como uma anormalidade na geração ou na condução do impulso elétrico produzido no músculo cardíaco. Esta situação por levar à quadros de saúde graves e complicados. São exemplos: diminuição do débito cardíaco e insuficiência cardíaca, tromboembolismo, assistolia e fibrilação ventricular. Existem dois tipos predominantes de arritmia cardíaca, a taquiarritmia e a bradiarritmia (ritmo acelerado e lento, respectivamente). O exercício físico é um importante tipo de tratamento a ser considerado tanto na prevenção primária quanto na secundária. A eficácia no tratamento de cardiopatias têm-se comprovado com utilização de exercícios aeróbios sob correta determinação da intensidade de esforço. Já na modalidade de treinamento resistido, o aumento de força muscular produz maior capacidade funcional, e consequentemente, maior qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes cardiopatas possuem força muscular máxima menor nos membros inferiores quando comparados com não-cardiopatas. Ressalta-se que, para cada paciente, a eficácia do programa de exercícios dependerá exclusivamente da prescrição precisa da intensidade do exercício, e para tanto, em cada caso serão necessários uma alta gama de testes que ajudem na decisão por qual intensidade de exercício aplicar. Além disso, ressaltam-se os sintomas da arritmia cardíaca a serem observados durante a prática profissional, são eles:  palpitação cardíaca e pulso acelerado, sensação de nós na garganta, tontura, desmaio, fraqueza, cansaço fácil, dor no peito, falta de ar e mal-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Correa, E., Ribeiro, F., Tariga, N., & Zawadzki, P. (2018). DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: ARRITMIA CARDÍACA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17883

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>