DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: LÚPUS

Autores

  • Denise Grazioli
  • Gerson Luiz Borba
  • Saionara Freitas
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Lúpus é uma doença complexa com causa multifatorial, se trata de uma doença auto-imune. Do ponto de vista clínico, é uma doença imprevisível, remitente e recorrente, de início súbito, que pode atacar qualquer órgão. Entretanto, é encontrada principalmente na pele, rins, articulações, coração e sistema nervoso central. Desde a perspectiva da imunologia, está associada à uma grande variedade de auto-anticorpos, classicamente, anticorpos anti-nucleares. Um dos tipos é o Lúpus Sistémico (LS), é o mais grave e pode afetar quase todos os órgãos e sistemas do corpo. O exercício físico em pessoas com LS promove mudanças positivas na capacidade funcional, no estado de saúde, e nos aspectos sociais e mentais. É comum encontrar o quadro de depressão entre os portadores, neste sentido, o exercício físico pode atuar como um agente socializador em prol da qualidade de vida. É afirmado que os portadores apresentam limitações na capacidade de realizar o exercício físico devido ao acometimento das articulações, o que gera dor, fadiga e diminui a amplitude do movimento. Existe pouco evidência científica em português que embase a atuação do profisisonal de Educação Física. A atividade física deve ser estimulada para haja melhora no condicionamento físico, entretanto, durante a atividade sistêmica da doença a melhor recomendação é o repouso. A prescrição deve ser individualizada, de acordo com as peculiaridades e manifestações clínicas. E os principais indicadores de acompanhamento são a dor, cansaço e amplitude articular atingida durante o exercício físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Grazioli, D., Borba, G. L., Freitas, S., & Zawadzki, P. (2018). DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: LÚPUS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17702

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>