ANÁLISE COMPARATIVA DE INSTRUMENTOS PSICOLÓGICOS VOLTADOS A AVALIAÇÃO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Dirceu Luis Minella Unoesc Campus Chapecó
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

As características de Altas Habilidades/Superdotação sempre estiveram presentes na história da humanidade e sua identificação sempre foi um desafio, principalmente pelas inúmeras controvérsias e ambiguidades que se fazem em torno dos conceitos. Este estudo analisou de forma comparativa os instrumentos Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala Especial, Escala Wechsler de Inteligência para Crianças 4ª Edição (WISC-IV) e As Pirâmides Coloridas de Pfister – Versão para crianças e adolescentes, para identificação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Para a análise foram relacionados os dados provenientes dos instrumentos citados, que foram aplicados em três sujeitos com idades entre seis e nove anos, com hipótese de Altas Habilidades/Superdotação. Os dados obtidos foram analisados em relação à acurácia das ferramentas junto ao contexto de Altas Habilidades/Superdotação, verificando as relações entre os diferentes constructos e os resultados na aplicação individual dos testes. Os resultados apontaram a complexidade de identificar tal condição, falta de estudos voltados a investigação de AH/SD e necessidade de desenvolver um protocolo em avaliação psicológica para este público. Ainda, evidenciou-se que a utilização dos instrumentos citados em consonância com a observação dos aspectos comportamentais e habilidades adaptativas são importantes junto a identificação de crianças com AH/SD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu Luis Minella, Unoesc Campus Chapecó

Psicólogo egresso do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Minella, D. L., & Garghetti, F. C. (2018). ANÁLISE COMPARATIVA DE INSTRUMENTOS PSICOLÓGICOS VOLTADOS A AVALIAÇÃO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17598

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>