POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO/ A VISÃO DOS DOCENTESDO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE.

Autores

  • Maria de Lourdes Pinto Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este artigo versa sobre os resultados de uma pesquisa com financiamento PIBIC – CNPq, e está vinculada à Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES UNOESC, em parceria com o GIEPES da UNICAMP. Nosso objetivo foi  analisar as visões curriculares do corpo docente do curso de pedagogia da UNOESC campus de São Miguel D´Oeste. Esta pesquisa faz parte de um projeto maior que visa estudar as tendencias curriculares dos docentes das IES brasileiras e pertence ao GIEPES UNICAMP, o qual a orientadora desta investigação é vice coordenadora. Os dados foram coletados com a ferramenta encuestafacil.com e a metodologia utilizada foi a histórico-crítica. A pesquisa foi qualitativa/ quantitativa, com a aplicação da análise de conteúdo. de Lawrence Bardin.  Como resultados tivemos que a maioria dos docentes entrevistados tem consciência de que a matriz curricular forma o pedagogo para o mercado e não para o mundo do trabalho, sugerindo mudanças, do curriculo atual e  refletindo sobre a necessidade de se formar um docente com autonomia intelectual e um conteúdo voltado para a emancipação da educação e não somente para a manutenção da regulação da educação básica.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo. Pesquisadora Colaboradora do PPGEd da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - do Rio Grande do Sul, campus de Frederico Westphalen, na função de Coordenadora de Produção Cientifica. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada na UNOESC que tem parceria com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES - UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeros livros na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periodicos cientificos nacional e internacionais . Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais. Gestão escolar. História das instituições escolares no/do Brasil. Políticas públicas de formação e profissionalização docente. 

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Pinto Almeida, M. de L. (2017). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO/ A VISÃO DOS DOCENTESDO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14906

Edição

Seção

PIBIC - CNPq