CONSTRUÇÃO DO PLANO DE MARKETING PARA UMA MICROEMPRESA DE CONFECÇÃO DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Fillipe Pedro Mergen Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Nelson Santos Machado Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Embora a cultura de planejar seja bem difundida entre médias e grandes empresas, as pequenas e microempresas, em geral, iniciam suas atividades sem planejamento. O objetivo geral deste estudo visou elaborar o plano de marketing para a microempresa Maygar Confecções, que atua em Chapecó (SC), no segmento de roupas e uniformes. Para este fim, desenvolveu-se a análise dos ambientes interno e externo, a definição do posicionamento da empresa na relação produto-mercado, do perfil dos potenciais clientes e dos segmentos de atuação, bem como a análise do composto de marketing (4 P’s). Para este estudo, adotou-se a abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, com o delineamento do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas não estruturadas e pesquisa documental, e a análise pelo método de categorização. Durante o processo de elaboração do plano, os gestores da empresa definiram seu posicionamento focado no segmento de confecções de uniformes profissionais, buscando empresas que tragam pequenas demandas e que querem ser atendidos de forma ágil e personalizada. A estratégia definida pelos sócios proprietários, que serviu como referência ao desenvolvimento do Plano de Marketing, foi a busca de crescimento gradativo, com base na fidelização de clientes pela rapidez no atendimento e qualidade dos produtos a um preço um pouco acima da concorrência. Conclui-se com este trabalho que as micro e pequenas empresas devem implementar a cultura do planejamento em seu ambiente de negócio, preparando-se para melhor atender o seu segmento de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fillipe Pedro Mergen, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Campus Chapecó

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC); Mestre em Administração (UFSC); Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Unoesc

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Mergen, F. P., & Machado, N. S. (2017). CONSTRUÇÃO DO PLANO DE MARKETING PARA UMA MICROEMPRESA DE CONFECÇÃO DO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14887

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>