QUALIFICAÇÃO SANITÁRIA DE ORDENHA, MANEJO ALIMENTAR E DETECÇÃO DE LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA EM PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE LEITE NA REGIÃO DE XANXERÊ – SC.

Autores

  • Valeska Gabrieli Tosati
  • Karoline Isotton Henkes
  • Silvana Giacomini Collet
  • Marcelo Weiss
  • Valmir da Cunha Vieira
  • Lilian Kolling Girardini

Resumo

A atividade leiteira apresenta destaque na região oeste catarinense, sendo que um dos objetivos nesta atividade é o aumento da produção leiteira. Para tanto, é necessário que o rebanho possua principalmente um bom status sanitário, juntamente com alimentação balanceada. Dentre os problemas sanitários, citam-se a mastite e a leucose enzoótica bovina. Esta última, caracteriza-se como doença infectocontagiosa persistente, responsável por quadros de imunossupressão, predispondo os animais a outras enfermidades, e eventualmente causa lesões tumorais que podem levar à morte do animal.  Já, o correto manejo da ordenha reduz a prevalência dos casos de mastite e fornece um leite de qualidade ao consumidor. O projeto visa atender produtores de leite da região de Xanxerê, trazendo como contribuição social a análise das propriedades leiteiras com foco na higiene da ordenha, diagnóstico de leucose, bem como avaliação da qualidade dos alimentos fornecidos aos animais, buscando alternativas para melhorar a mesma. Para tanto, selecionaram-se duas propriedades, nas quais realizaram-se exame clínico e microbiológico para mastite, teste de leucose e coletaram-se amostras dos alimentos para análise. Até o momento, nenhum dos amimais amostrados apresentaram resultados positivos para leucose e a prevalência de mastite foi moderada, prevalecendo os quadros subclínicos. As análises referentes à alimentação estão sendo realizadas. Os proprietários receberam os resultados das análises do leite e leucose e serão realizadas novas visitas para instrução aos produtores rurais e possíveis melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Tosati, V. G., Isotton Henkes, K., Giacomini Collet, S., Weiss, M., da Cunha Vieira, V., & Kolling Girardini, L. (2017). QUALIFICAÇÃO SANITÁRIA DE ORDENHA, MANEJO ALIMENTAR E DETECÇÃO DE LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA EM PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE LEITE NA REGIÃO DE XANXERÊ – SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14806

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>