ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCUTEM SUAS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.

Autores

  • Janete Francisca Klein Kohnlein UNOESC Xanxere
  • Kariane Silva Lemes UNOESC Xanxere

Resumo

O profissional de Biologia, também precisa promover uma reflexão crítica sobre a natureza do conhecimento científico e a relação entre os principais modelos explicativos sobre a construção do conhecimento. Tendo como objetivo principal, identificar as ideias que os estudantes apresentavam sobre o trabalho científico,  propôs-se aos acadêmicos da 9ª fase do Curso de Bacharel em Ciências Biológicas, que em grupo, construíssem uma pequena história em quadrinhos, apresentando como eles concebiam o trabalho de um cientista. Esta atividade, desenvolveu-se no início do Componente Curricular de Filosofia da Ciência, e contribuiu como um instrumento auxiliar para iniciar as discussões em sala de aula sobre as ideias da corrente Empirista-Indutivista de Ciência, seguidas de situações que apontassem as limitações dessa concepção. Através das representações, percebe-se que os estudantes centram o trabalho do(a) cientista no laboratório, envolvendo-se em experiências e observações. Ele(a) também aparece como um atento(a) observador(a) da natureza e sempre com os cabelos desajustados, como que esquecido de si mesmo(a) em função da sua pesquisa. Parece personalizar a imagem de uma pessoa solitária, que procura fazer descobertas que sejam úteis à humanidade. Durante a fase de elaboração dos desenhos, e depois em conversas informais com os estudantes, constatou-se que as respostas estavam em grande parte inspiradas nas aulas de laboratório que realizaram no decorrer do curso, bem como de programas transmitidos pelos meios de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Francisca Klein Kohnlein, UNOESC Xanxere

Área das Ciencias Exatas e Biológicas

Kariane Silva Lemes, UNOESC Xanxere

Área das Ciencias Exatas e Biológicas

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Kohnlein, J. F. K., & Lemes, K. S. (2017). ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCUTEM SUAS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14715

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino