INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS PARA A COMUNIDADE JOVEM

Autores

  • Mariane Carolina Almeida UNOESC
  • Ellen Cristina Bazzi
  • Isadora Lemos Buzzacaro
  • Tainara Aparecida Carneiro
  • Jéssica Maria Fachin Gemelli
  • Júlia Marcon
  • Karine Silva
  • Aniele Mecabô
  • Larissa Aparecida Vargas
  • Suzimara Velho
  • Fabiana Meneghetti DallaCosta

Resumo

As doenças infecciosas têm sido um relevante problema de saúde pública há muitos anos, sendo de extrema relevância que toda a população tenha acesso garantido ao conhecimento e saibam como prevenir estas doenças. O objetivo desta atividade de ensino foi de repassar informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, conscientizando jovens e adultos que frequentam o CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos de Joaçaba, sobre a importância do uso de preservativo. Foram momentos de aprendizagem e interação entre os acadêmicos de enfermagem e os jovens e adultos. Em sua totalidade a atividade contou com 9 acadêmicas da 9ª fase do curso de enfermagem da UNOESC Joaçaba supervisionadas pela professora orientadora de estágio, bem como atingiu cerca de 400 jovens e adultos. Na oportunidade ainda foram repassadas informações sobre a realização de teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, bem como a importância do diagnóstico precoce. O resultado da experiência foi positivo, os participantes conseguiram aproveitar o momento para realizar questionamentos pertinentes colocando o acadêmico como mediador do conhecimento. Estas atividades favorecem a compreensão da importância da prevenção as infecções sexulamente transmissíveis por parte dos jovens e adultos, proporcionando o primeiro passo para a transformação da realidade. Além de fortalecer o vínculo entre acadêmico e população, pois os participantes foram envolvidos em todo o processo. Esse modelo de abordagem auxilia na adoção de intervenções resolutivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Carolina Almeida, UNOESC

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Joaçaba (2014). Atuou como estagiária na Farmácia Municipal da Secretaria de Saúde de Herval D Oeste - SC, contratada pelo Instituto Euvaldo Lodi. Também atuou como estagiária no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina - HEMOSC na cidade de Joaçaba - SC. Ainda participou do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde, programa estimulado e financiado pelo Ministério da Saúde. Desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso voltado a area de Nefrologia. Atualmente mestranda em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tendo como foco de estudo a avaliação dos efeitos do tratamento com metformina e/ou sitagliptina sobre parâmetros metabólicos alterados pela dexametasona.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Almeida, M. C., Bazzi, E. C., Buzzacaro, I. L., Carneiro, T. A., Gemelli, J. M. F., Marcon, J., Silva, K., Mecabô, A., Vargas, L. A., Velho, S., & DallaCosta, F. M. (2017). INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS PARA A COMUNIDADE JOVEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14681

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>