CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UM OLHAR A PARTIR DA LUDICIDADE

Autores

  • Giovana Maria Di Domenico Silva Unoesc
  • Andréia Rogovski Soares

Resumo

A contação de histórias é uma prática educacional favorecedora e incentivadora dos hábitos de leitura. Nesssa perspectiva, desenvolveu-se a pesquisa Contação de história: um olhar a partir da ludicidade. Objetivou-se promover a vivência, a magia e o encantamento dos contos, construindo nos alunos o prazer de ouvir histórias, motivando-os ao ato da leitura, a fim de estimular sua imaginação criadora. A pesquisa classifica-se como qualitativa, fazendo uso da pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, baseada nas práticas de estágio no Curso de Pedagogia: docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Escolar. A partir de tais análises, vislumbrou-se um amplo prisma de possibilidades para o uso e interação entre a leitura e a ludicidade em sala de aula. Possibilitou lançar um novo olhar em relação à importância da leitura e da construção do saber, partindo da diversidade de contos clássicos que permeiam a educação, aliando-se a uma maneira lúdica de construir uma ponte entre o conhecimento com o imaginário dos contos. Percebeu-se que as crianças, com o passar dos anos estão sentindo-se desmotivadas e muitas, por consequência, não se tornarão leitoras proficientes. Deste modo, os resultados deste relatório demonstram que a contação de histórias é uma valiosa estratégia na formação do leitor, motivando-o a adentrar no mundo sem limites da leitura. Assim, garante-se também o enriquecimento do processo educacional como um todo, sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Di Domenico Silva, G. M., & Soares, A. R. (2017). CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UM OLHAR A PARTIR DA LUDICIDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14603

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>