PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR DA POPULAÇÃO URBANA DE PONTE SERRADA

Autores

  • Leticia Maria Ribak Rodrigues Pimentel UNOESC
  • Suele Fatima Camarotto UNOESC
  • Plinio Antonio Silveira UNOESC
  • Wilson De Paula UNOESC

Resumo

Com o conhecimento em finanças pessoais, e o auxílio de ferramentas como o orçamento doméstico é possível realizar planejamento financeiro familiar. Em face disso, o trabalho propôs verificar se as famílias urbanas do município de Ponte Serrada possuem planejamento financeiro familiar, utilizando-no para aplicação de investimentos de seus rendimentos, e quais as consequências que a falta de um planejamento pode causar às finanças da família. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, de caráter quantitativo, com finalidade descritiva com amostragem aleatória. A pesquisa foi realiza com 358 famílias e foram utilizados questionários. A tabulação dos dados foi realizada por meio de planilha eletrônica que geraram gráficos e tabelas. Com os resultados obtidos através da coleta e tabulação pode-se perceber que há famílias que utilizam controles para gerir seus gastos, destinam parte de seus rendimentos em investimentos, com destaque para a poupança, como também há famílias que não planejam e estão como uma situação financeira ruim, por não possuírem controle de seus gastos. O planejamento auxilia as famílias na melhor utilização dos recursos recebidos e na dedicação em investimentos, trazendo estabilidade frente aos imprevistos e na garantia de um futuro melhor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Maria Ribak Rodrigues Pimentel, UNOESC

Graduada em Administração

Suele Fatima Camarotto, UNOESC

Graduada em Administração

Plinio Antonio Silveira, UNOESC

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992) e mestrado em Mestrado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo, atuando principalmente no seguinte tema: Empreendedorismo, Teoria Geral de Administração e Planejamento Estratégico.

Wilson De Paula, UNOESC

Empresário, Pós Graduado em Gestão Financeira - FURB. Pós Graduando em Gestão de Varejo SENAC. Pós Graduando em Gestão Estratégica de Custos - Unochapecó. Graduado em Administração de Empresas - Unochapecó.. Sócio Diretor de Empresa Industrial no Ramo de Fibra de Vidro. Coach Profissional CB e Consultor.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Pimentel, L. M. R. R., Camarotto, S. F., Silveira, P. A., & De Paula, W. (2017). PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR DA POPULAÇÃO URBANA DE PONTE SERRADA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14358

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>