MONITORAMENTO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA NA CULTURA DO TRIGO DE DUPLO PROPÓSITO VIA REMONTELY- PILOTED AIRCRAFT (RPA)

Autores

  • Marcelo Rodrigo Kaufmann Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Mailson Basso Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Cristiano Resche Lajus Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • André Sordi Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Alceu Cericato Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC

Resumo

RESUMO- A determinação do teor de clorofila, foi desenvolvida através de dois métodos, a espectrometria que consiste no uso de clorofilômetro e método de Rasters que consiste no uso de imagens digitais. O objetivo da pesquisa foi avaliar o Monitoramento da adubação nitrogenada em cobertura na cultura do trigo de duplo propósito via REMONTELY- PILOTED AIRCRAFT (RPA). O delineamento experimental utilizado foi um DBC, com esquema fatorial 3x4. A avaliação da clorofila foi feita antes e após a aplicação da adubação nitrogenada. Para determinação de matéria seca de cada corte utilizou-se um gabarito de 1m², o teor de nitrogênio no tecido vegetal foi avaliado pela metodologia de (TEDESCO et al., 1995), o valor encontrado foi convertido em PB seguindo a metodologia de Kjeldahl. Para colheita dos grãos utilizou-se área de 1,95 m2/parcela. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e as diferenças entre médias foram comparadas pelo teste de Tukey (P≤0,05) com auxílio do software estatístico SISVAR. Conclui-se que para as leituras de SPAD não houve diferença significativa para doses de N e número de cortes, para a variável PB e Blue tem se um aumento significativo com aumento da dose de N. As variáveis de rendimento e peso de 1000 sementes e MS de forragem, são influenciados apenas pelos números de cortes.

Palavras - Chave: Clorofilometria. Adubação nitrogenada. Produtividade. Rendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Kaufmann, M. R., Basso, M., Lajus, C. R., Sordi, A., & Cericato, A. (2017). MONITORAMENTO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA NA CULTURA DO TRIGO DE DUPLO PROPÓSITO VIA REMONTELY- PILOTED AIRCRAFT (RPA). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14355

Edição

Seção

PIBITI - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>