MYDAPTIVE: PLATAFORMA PARA AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS ALUNOS COMO SUPORTE AO ENSINO ADAPTATIVO

Autores

  • Maluane Althaus Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O ensino adaptativo vem para sanar a necessidade de personalizar o aprendizado, de forma que este seja adequado à realidade do aluno e a grande diversidade e dimensionalidade de conteúdos disponíveis. Por meio de sistemas computacionais é possível montar um ambiente de ensino que auxilie o aluno, considerando a sua habilidade para tal matéria, analisando seus interesses e as suas dificuldades, melhorando o processo de aprendizagem de forma significativa. Para tanto, apresenta-se o MyDaptive, que consiste em uma aplicação web baseada na integração de ferramentas de Big Data. A partir dos dados extraídos de diversas redes sociais a ferramenta identifica o perfil dos estudantes, suas habilidades e preferências como suporte ao ensino adaptativo. Para identificar o perfil dos alunos a ferramenta utiliza um vocabulário de palavras associadas as Inteligências Múltiplas de Gardner(1995). Através desse estudo, pôde-se observar que os dados públicos das redes sociais podem ser utilizados para entender o perfil do estudante, uma vez que os mesmos utilizam em massa tais redes no seu cotidiano. Foi possível estabelecer a presença ou não de uma ou mais inteligências múltiplas no perfil do usuário por meio das publicações nas redes sociais. Este estudo é relativamente novo e que pode ser de grande valia na área educacional, principalmente como suporte ao ensino adaptativo, onde o professor pode estimular o desenvolvimento das habilidades do estudante bem como conhecer os pontos de melhoria promovendo assim uma personalização do ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Althaus, M. (2017). MYDAPTIVE: PLATAFORMA PARA AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS ALUNOS COMO SUPORTE AO ENSINO ADAPTATIVO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14328

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino