USO DE MEDICAMENTOS E HIGIENE BUCAL: NA SAÚDE MENTAL

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Thalia Raquel Brauen Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Larisse Eduarda Boiani Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Caroline Vissotto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Aline Thamires Rosa Ilha Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O projeto desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Xanxerê (SC), objetivando dar ênfase ao uso correto de medicamentos, e também a importância de uma higiene oral adequada, para prevenção de patologias bucais. O projeto foi realizado em dois momentos. No primeiro encontro, por meio de conversa com o grupo, foi orientado sobre o uso correto de medicamentos, a importância do uso de medicação somente com prescrição médica, ingestão de doses e horários de uso, para potencializar efeitos, e, minimizar danos à saúde. Na oportunidade, juntamente com familiares de pacientes, foi entregue para cada paciente uma caixa de acondicionamento de medicação com desenhos ilustrativos, para melhor organização e compreensão, dos  horários de ingesta. No segundo encontro, foi realizado um momento interativo ao qual foi discutido a importância da higiene oral, e a necessidade da prática da escovação dentária, para controle de cáries, e apresentação social adequada. Após foi entregue a cada um uma escova e um creme dental, convidado o grupo para uma oficina prática de escovação, com o objetivo de incentivar a aderir uma prática diária de higiene oral. Na avaliação da atividade percebeu-se a importância da educação continuada em pacientes com compreensão comprometida, como uma forma de revalidar o conhecimento e treinar o cuidado por meio da prática. Obtemos bons resultados, já que o grupo participou das dinâmicas propostas, interagindo, em benefício da saúde, apesar das limitações apresentadas por esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Frozza Salvi, E. S., Brauen, T. R., Boiani, L. E., Vissotto, C., & Rosa Ilha, A. T. (2017). USO DE MEDICAMENTOS E HIGIENE BUCAL: NA SAÚDE MENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14233

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>