AÇÃO SOCIAL: DIA INTERNACIONAL CONTRA O TRÁFICO E O ABUSO DE DROGAS

Autores

  • Fabiana Piccoli D'Agostini
  • Taisa Trombetta DeMarco Unoesc
  • Gustavo Dalpizzol
  • Miriam Cestari Niebuhr

Resumo

São chamadas de drogas todas as substâncias, naturais ou sintéticas, que podem causar dependência. Essas substâncias mudam as funções do corpo humano e prejudicam a capacidade de raciocínio e discernimento.
Existem drogas lícitas e ilícitas. As lícitas são aquelas que podem ser legalmente vendidas, como as bebidas alcoólicas e a nicotina. Já as drogas ilícitas são as proibidas por lei, como cocaína, maconha e crack. Independentemente da classificação, toda droga é prejudicial à saúde.
No dia 26 de junho de 2017, face às comemorações do Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas Licitas e Ilícitas, o curso de Psicologia de Videira realizou uma ação nas dependências da Universidade, a qual contou com a participação de mais de 60 acadêmicos do curso de Psicologia e outros acadêmicos de cursos que apoiaram a iniciativa. Os professores também fizeram parte desta ação. Os acadêmicos, no intervalo da aula, transitaram pelos corredores, hall de entrada e praça de alimentação, usando coletes nas cores branco e preto, rosto pintado nas mesmas cores, faixas e cartazes com frases de impacto. Também utilizaram molduras para registrar fotos com os simpatizantes do movimento.  Essa foi uma ação silenciosa, cujo objetivo foi chamar a atenção para a expressão sombria do rosto pintado, remetendo ao lado obscuro das drogas. Alguns acadêmicos realizaram, concomitantemente, uma pesquisa dirigida, com o intuito de levantar dados à cerca deste tema para planejarrem-se novas ações.

Palavras-chave: Dependência. Drogas. Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taisa Trombetta DeMarco, Unoesc

Todas

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

D’Agostini, F. P., DeMarco, T. T., Dalpizzol, G., & Niebuhr, M. C. (2017). AÇÃO SOCIAL: DIA INTERNACIONAL CONTRA O TRÁFICO E O ABUSO DE DROGAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13967

Edição

Seção

Videira - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>