ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE PLANOS DE PREVIDÊNCIA NA CIDADE DE PONTE SERRADA SANTA CATARINA

Autores

  • Gabriela Andrin UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Thais Aparecida Freitas UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Narciso York Ferreira Silva UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • David Rodrigo Petry UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O trabalho abordou as perspectivas e tendências da Previdência Social bem como a opção de adesão a um plano de previdência complementar, com uma análise quantitativa e qualitativa sobre os Planos de Previdência na perspectiva do empresário enquanto contribuinte.  A pesquisa objetivou identificar como seriam se os empresários contribuíssem desde cedo com a Previdência Privada, mesmo estando contribuindo com a Previdência Oficial, através de comparações e simulações entre as modalidades, com o intuito de favorecer a ampliação do conhecimento e a compreensão das particularidades da modalidade de previdência privada, não desmerecendo o sistema público. A mesma trata-se de uma pesquisa, realizada com 30 (trinta) empresários enquanto contribuintes, da cidade de Ponte Serrada - SC, com características de escolaridade entre ensino médio a ensino superior completo e incompleto. Os empresários foram selecionados conforme o tempo que estão atuando no mercado de trabalho e que possuem empresas de maior porte. Através dos subsídios teóricos sobre as modalidades disponíveis no mercado, os resultados encontrados mostram que a maioria dos empresários já aderiram a Previdência Privada, para complementar a Aposentadoria Oficial. Como conclusão foi verificado que os empresários possuem conhecimento, no entanto, não procuram aderir ao plano e acabam deixando de contribuir com a mesma, mostrando que a preocupação com o futuro não está sendo pensada desde cedo. Desta forma, verificou-se alternativas de auxiliar os Empresários e mostrar os benefícios que a Previdência Privada oferece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Andrin, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis

Thais Aparecida Freitas, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis

Narciso York Ferreira Silva, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000). MBA em Comércio Internacional (2011), pela Celer Faculdades. MBA em Negócios Financeiros (2013), pela FIA/Unisinos. Mestre em Administração (2015), no Mestrado Profissional em Administração, pela Unoesc de Chapecó (SC). Gerente de Relacionamento Empresas no Banco do Brasil S/A. Consultor Empresarial nas Áreas de Custos, Finanças e Planejamento. Docente nos Cursos de Ciências Contábeis (Teoria da Contabilidade, Análise de Balanços I e II, Contabilidade de Custos, Análise de Custos, Sistemas de Informações Contábeis e Matemática Financeira) e no Curso de Administração (Produtos e Serviços Bancários, Contabilidade Gerencial e Administração Orçamentária), ambos na UNOESC de Xanxerê (SC).

David Rodrigo Petry, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela UNOESC - Chapecó na linha de pesquisa de Estratégia e Competitividade; Mestre em Administração pela Unoesc - Chapecó; Pós Graduando em MBA em Perícia Contábil. Pós-Graduado em Planejamento Estratégico - Controladoria e Finanças pela UNOESC - Xanxerê (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê (2013). Experiência na área de Compras de 3 anos. Atuou como Supervisor de Suprimentos e Logística em uma Indústria Metalúrgica, e como Gerente Administrativo em uma Holding de Participações S/A de Capital Fechado. Perito Contábil da 12ª Vara do Trabalho de Santa Catarina - Xanxerê e Navegantes. Atualmente é proprietário de um escritório de contabilidade. Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Andrin, G., Freitas, T. A., Silva, N. Y. F., & Petry, D. R. (2017). ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE PLANOS DE PREVIDÊNCIA NA CIDADE DE PONTE SERRADA SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13925

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>