TRABALHANDO COM O EQUILÍBRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA FOCADA EM JOGOS E BRINCADEIRAS

Autores

  • Elis Regina Frigeri
  • Willian Alexandre Kruger Hockesfeld

Resumo

O estudo objetivou diagnosticar o equilíbrio na escola antes e após uma
proposta pedagógica focada em jogos e brincadeiras com alunos do 3º ano de uma
escola municipal de São Miguel da Boa Vista, Santa Catarina. A amostra foi composta por
12 alunos, sendo 5 meninas e 7 meninos 7 a 8 anos de idade. Como instrumento de
coleta de dados foi utilizado o manual de desenvolvimento motor de Rosa Neto (2012), e
para análise dos resultados foi utilizada a análise de conteúdo, além disso cada aluno foi
comparado com ele mesmo. A proposta de intervenção teve por base a abordagem
metodológica desenvolvimentista. Após coletas de pré e pós testes percebeu-se que 03
alunos avaliados apresentavam idade motora acima da cronológica, e estes melhoraram
ainda mais após a ação docente; 07 alunos apresentavam idade motora abaixo da
cronológica antes da ação docente realizada, após a ação docente os alunos passaram a
ter idade motora acima da cronológica. Apenas 02 alunos não obtiveram melhoras
quanto á idade motora. Salienta-se que estes alunos não realizavam as atividades
propostas pelo pesquisador, e quando as faziam não faziam corretamente. E stes alunos
realizaram os pré e pós–testes sem nenhum interesse. Quanto á proposta pedagógica
desenvolvida, pode-se afirmar que a criança desenvolve o corpo através da mente e as
brincadeiras resultam em momentos de fantasia e diversão. O jogo permite o
surgimento da afetividade das emoções, por onde transitam medos, sofrimentos,
interesses e alegrias. A temática dos jogos e brincadeiras pode auxiliar no
desenvolvimento do equilíbrio de escolares do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Frigeri, E. R., & Hockesfeld, W. A. K. (2016). TRABALHANDO COM O EQUILÍBRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA FOCADA EM JOGOS E BRINCADEIRAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11742

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>