O LÚDICO CONTRIBUINDO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CRECHE) NA CONSTRUÇÃO DE REGRAS, VALORES E PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO

Autores

  • Elis Regina Frigeri
  • Camila de Souza

Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar o efeito das atividades lúdicas nas
práticas pedagógicas do professor de Educação Física na Educação Infantil (creche)
visando a compreensão da contribuição destas no processo de ensino-aprendizagem, no
que tange a construção de regras, valores e processos de socialização. Sendo que esta
pesquisa caracterizou-se como qualitativa de cunho descritivo. A população selecionada
para a pesquisa foi composta por alunos da educação infantil (creche) de uma escola
particular de São Miguel do Oeste, e um professor de Educação Física, sendo que a
amostra foi constituída por 28 alunos de ambos os gêneros, com variação de idade de 1 a
3 anos. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizada da observação participante,
de uma filmadora para registros, e um diário de campo para observar e registrar o
comportamento dos alunos além das entrevistas semiestruturadas realizadas com o
professor. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos.
Diante da proposta realizada verificou-se que os alunos melhoraram nos aspectos
relacionados a atitudes positivas em relação ao outro, em relação ao respeito a ajuda
mutua e na socialização, eles organizam-se esperando sua vez para brincar e também os
alunos de 3 anos buscavam auxiliar os mais pequenos nas suas dificuldades como
distinguir cores e formatos, a socialização entre os alunos foi boa e produtiva mesmo
eles não sendo da mesma faixa etária percebeu-se a integração, o respeito e ajuda mútua
entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Frigeri, E. R., & Souza, C. de. (2016). O LÚDICO CONTRIBUINDO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CRECHE) NA CONSTRUÇÃO DE REGRAS, VALORES E PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11718

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>