TOMADA DE DECISÃO E PROCESSO DECISÓRIO: UM ESTUDO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SC

Autores

  • Jacir Favretto Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Universidade do Contestado - UnC
  • Graziela Guillande Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC

Resumo

No contexto do processo decisório nas empresas, a informação de qualidade, gerada por um sistema de informação confiável é primordial para o monitoramento de indicadores gerenciais e da performance da empresa. É necessário saber como extrair e trabalhar as informações relevantes ao processo de tomada de decisão. Para tanto, é necessário o entendimento dos níveis hierárquicos, suas atribuições, necessidades de informações.     

Em organizações modernas, que possuem sistemas de informações atualizados, a montanha de relatórios é substituída por informações em tempo real, dentro da necessidade informacional do cliente e do gestor. Quanto mais atualizado e flexível é o sistema de informação da empresa, mais rápida, ágil a empresa se torna, fazendo adaptar-se a novas realidades de mercado, e consequentemente informações de maior qualidade. Porém, não impede que o gestor, por desconhecimento em lidar com a situação, acabe retardando ou postergando decisões, dependendo, principalmente, da complexidade das decisões.

A gestão da informação, em todos os níveis, é fundamental para obter e organizar as informações necessárias para a administração e tomada de decisão empresarial. A possibilidade de extrair informações com maior nível de detalhamento, é oriunda de dados de cadastro e registros que devem ser preenchidos e acompanhados.

Diante deste contexto, o objetivo do presente estudo está em avaliar as pequenas empresas de Chapecó, quanto à importância das informações geradas pelo Sistemas de Informação das empresas, para o processo de tomada de decisões. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacir Favretto, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Universidade do Contestado - UnC

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRGS.

Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração e dos cursos de graduação em Administração e Sistemas de Informação da UNOESC.

Professor da Universidade do Contestado - UnC, nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis. 

E-mail: jacirfa@gmail.com

Graziela Guillande, Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC

Acadêmica do curso de graduação em Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Favretto, J., & Guillande, G. (2016). TOMADA DE DECISÃO E PROCESSO DECISÓRIO: UM ESTUDO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11455

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>