CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COM RELAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM NO ENSINO NO BRASIL

Autores

  • Vanderleia Muller Duarte
  • Calil Zatta Unoesc
  • Andréia Rita Basso Unoesc
  • Eneli Moraes
  • Gerald Ribeiro Unoesc
  • Nailides Muczinski Unoesc
  • Natalha Aguero Fuhr Unoesc

Resumo

O conhecimento do Código de Ética pela comunidade de enfermagem é algo fundamental para o correto desempenho da profissão. Esta ferramenta deve ser inserida na vida cotidiana dos profissionais desde o início de sua vida acadêmica e deve perdurar durante toda sua vida profissional. Tendo como objetivo caracterizar a produção científica de enfermagem sobre a percepção dos estudantes em relação ao código de ética no ensino, por meio dos artigos publicados nos periódicos no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja busca foi realizada nas bases de dados do Google Acadêmico. Os descritores utilizados na pesquisa foram “ensino” AND “códigos de ética” AND “estudantes de enfermagem”, sendo que a pesquisa na base do Google Acadêmico retornou 53 artigos, realizou-se análise prévia do tema e escopo, sendo que apenas três artigos enquadraram-se nos requisitos definidos para esta investigação. Foram analisados os três artigos individualmente sendo que cada um buscou analisar a ética em perspectivas distintas. O primeiro artigo intitula-se “Expectativa dos alunos ingressantes ao curso de graduação em Enfermagem: uma comparação entre os que já cursaram cursos técnicos e os que não tiveram contato profissional na área”. Este estudo teve como finalidade identificar e comparar as expectativas dos alunos de enfermagem que já cursa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Muller Duarte, V., Zatta, C., Basso, A. R., Moraes, E., Ribeiro, G., Muczinski, N., & Fuhr, N. A. (2016). CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COM RELAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM NO ENSINO NO BRASIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11448

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)