A DIVERSIDADE COMO PRINCIPIO FORMATIVO: APLICAÇÃO PRÁTICA DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA NO PROESDE/LICENCIATURAS

Autores

  • Marly Baretta Unoesc, Área das Ciências da Vida, Curso de Educação Física
  • Gracielle Fin Unoesc, Área das Ciências da Vida, Curso de Educação Física
  • Juvilde Gonçalves Padilha Unoesc, Curso de Pedagogia
  • Lucivani Gazzóla Unoesc
  • Andresa Gabriela Flamea Unoesc, Área das Ciências da Vida, Curso de Educação Física

Resumo

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional - Proesde/Licenciaturas, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, busca complementar a formação de futuros educadores para melhoria da educação básica. A aproximação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura com o ambiente escolar proporciona aprendizado, experiência, formação e qualificação profissional, assim como, oportuniza a vivência e aplicação sob a supervisão do professor da escola, das temáticas da Proposta Curricular de Santa Catarina. Na Unoesc, no campus de Joaçaba, 18 acadêmicos participam do programa, e organizados em grupos estão presentes em 5 escolas de 4 municípios da 7ª Gerência Regional de Educação. A partir das vivências e observações nas escolas, os acadêmicos organizaram, com acompanhamento e anuência dos professores e gestores das escolas, um plano articulado de ações pedagógicas, que contemplam o tema Diversidade, na intenção de abordar de maneira dinâmica e prática os conceitos sobre o tema e sua importância para a formação de cidadãos que respeitem as diferenças. Cada escola apresentou características distintas, deste modo, cada grupo se baseou nas necessidades das mesmas para elaboração do Plano de Ações Pedagógicas que será aplicado na escola no segundo semestre deste ano. A importância da abordagem do tema na escola fundamenta-se na premissa de que é neste ambiente que as crianças aprendem a conviver com as diferenças, e permite aos alunos e professores o desenvolvimento de um olhar aberto a respeito dos paradigmas da sociedade moderna identificados na escola. Palavras-chave: Escola. Diversidade. Formação.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Baretta, M., Fin, G., Padilha, J. G., Gazzóla, L., & Flamea, A. G. (2016). A DIVERSIDADE COMO PRINCIPIO FORMATIVO: APLICAÇÃO PRÁTICA DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA NO PROESDE/LICENCIATURAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11416

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

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