DESENCONTROS TERRITORIAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ

Autores

  • Marcia Regina Sartori Damo Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O Estado de Santa Catarina no Brasil, com área geográfica equivalente a Portugal, implementou em 2003 um novo modelo governamental adotando a descentralização do poder, a regionalização do desenvolvimento e a municipalização das ações. Após mais de 10 (dez) anos da sua implementação a democracia participativa vem se fragilizando parte em função dos recortes territoriais adotados serem fragmentados e não coincidentes, parte porque a política de desenvolvimento regional de fato não tem sido implementada. A descentralização espacial da administração pública  a partir da implementação das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, hoje transformadas em Agencias de Desenvolvimento Regional  ocasiona desencontros regionais e conflitos no processo de desenvolvimento. A área de abrangência da pesquisa corresponde a Região Metropolitana de Chapecó, situada no oeste do Estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. Desta maneira se faz importante a análise sobre as interferências que poderão ocorrer no processo de desenvolvimento urbano da cidade de Chapecó, sede da região, com estas sobreposições das políticas públicas regionais. Através de mapeamentos e pesquisa qualitativa poderá ser avaliado os sombreamentos de modo a minimizar possíveis implementações de políticas fragmentadas em desacordo com as necessidades levantadas pelo plano metropolitano e plano diretor municipal. A regionalização pode interferir no processo de busca do desenvolvimento, por depender do protagonismo local, que deverá ser perseguido através de estratégias e políticas públicas eficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Sartori Damo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Engenharia Civil na Área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial - UFSC, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Damo, M. R. S. (2016). DESENCONTROS TERRITORIAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11350

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>