MONITORIA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: ESTUDO DE UM CASO

Autores

  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó
  • Fernanda da Cruz Bertan Unoesc Campus Chapecó
  • Patrícia Mattana Unoesc Campus Chapecó

Resumo

A Monitoria em Avaliação Psicológica é um projeto desenvolvido a partir das demandas do Serviço de Atendimento Psicológico – SAP do curso de Psicologia da Unoesc Campus Chapecó. Atualmente, a maior procura é para a avaliação de crianças e adolescentes com queixas de dificuldade de aprendizagem, encaminhadas pelas escolas. Foi escolhido um caso, de um menino B. de 09 anos, encaminhado pela escola, com queixa de dificuldade na leitura, o qual foi avaliado por uma monitora no SAP. Inicialmente foi realizada a anamnese, na qual compareceu o pai. Na segunda sessão, realizada com a criança, se utilizou a técnica do ludodiagnóstico. No terceiro encontro, também com a criança, escolheu-se uma pequena história para a leitura e interpretação por parte da mesma. Na quarta sessão foi realizada entrevista com a mãe e aplicada a escala de TDAH adaptada para pais. No quinto encontro, com a criança, foi realizada sessão lúdica com jogo e avaliada a questão da escrita. No sexto atendimento foi realizada visita à escola, momento no qual foi aplicada a Escala de TDAH para professores. Na sétima e a oitava sessões foi aplicado o Teste de inteligência WISC-III. No último atendimento realizou-se a devolutiva para o menino e para a mãe. Foi constatado que a criança apresentava dificuldades significativas de aprendizagem, de atenção, além de agitação e hiperatividade, com quadro compatível com Transtorno da Leitura (Dislexia) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (Tipo Combinado). Dentre os encaminhamentos foi sugerida a presença de segundo professor em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Garghetti, F. C., Bertan, F. da C., & Mattana, P. (2016). MONITORIA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: ESTUDO DE UM CASO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11346

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>