COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E SUA APLICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Dirce - Welchen Unoesc/Chapecó
  • Sandra Engel Unoesc

Resumo

A temática do presente estudo é a Comunicação Empresarial e a sua efetiva utilização prática dentro de uma Instituição de Ensino Público. Seu objetivo é analisar a comunicação interna entre professores, funcionários e administração escolar, em uma escola, usando técnicas de comunicação empresarial, para, dessa forma, melhorar a comunicação. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, realizada com base em 24 informantes, entre os quais constam professores, funcionários e direção.  Os resultados indicam, de um modo geral, que os entrevistados têm noção da importância da comunicação para buscar o equilíbrio entre funcionários, professores e direção de uma unidade escolar. Além disso, a análise também permitiu observar as peculiaridades de uma unidade escolar, em relação à satisfação no trabalho. A principal conclusão  é que a comunicação é fundamental para transpor as barreiras impostas pela burocracia e os paradigmas de cada indivíduo dentro dessa organização, visando a encontrar soluções simples que se mostram inovadoras aos prementes problemas que afligem a comunicação e o repasse de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce - Welchen, Unoesc/Chapecó

Professora de Língua Portuguesa, Produção de Textos, Comunicação Empresarial da Unoesc de Chapecó, estando vinculada à área das Ciências Sociais e Aplicadas. Na Unoesc de Xanxerê, trabalhou os seguintes componentes curriculares no Curso de Letras: Prática e Investigação Educativa em Letras I e II; Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa no Ensino Médio; Língua Portuguesa VII. Foi professora da Unoesc de São Miguel do Oeste/SC por 12 anos, período em que trabalhou no Curso de Letras e disciplinas nos demais cursos da graduação.

Sandra Engel, Unoesc

Administradora pela Unoesc

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Welchen, D. .-., & Engel, S. (2016). COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E SUA APLICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11345

Edição

Seção

Chapecó - Ensino