INTERFACE DIDÁTICA PARA DESIGN DE MOTORES BRUSHLESS DE ÍMÃS PERMANENTES A PARTIR DAS DIMENSÕES DE UM ESTATOR CONHECIDO

Autores

  • Ana Carina Perin Coninch UNOESC
  • Kleyton Hoffmann UNOESC
  • Marconi Januário UNOESC

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a criação de uma interface didática direcionada ao estudo de máquinas brushless de ímãs permanentes a partir de um estator conhecido. Os motores brushless com ímãs permanentes são uma alternativa aos motores de indução, pois apresentam alto desempenho, tamanho e ruído reduzido. A interface didática realiza uma série de cálculos de acordo com a configuração dos parâmetros construtivos de uma máquina brushless. Tais parâmetros, como o número de polos, arco polar e tamanho do entreferro, são combinados aos parâmetros dimensionais de um dado estator, resultando em dados de saída calculados por meio da interface didática. Os dados de saída são a potência mecânica fornecida, a corrente drenada, as perdas aproximadas e o conjugado. A interface didática divide-se em etapas, afim de sugerir uma ordem lógica para o entendimento do projeto da máquina brushless com ímãs permanentes. Além disso, o usuário possui acesso a botões de ajuda, dispostos entre as seções. Os botões de ajuda tornam a interface, didática, pois direcionam o aluno para menus de conteúdo de teor explicativo a respeito da referente seção. Juntamente com o acesso a configuração dos parâmetros de entrada, aos dados de saída e os botões de ajuda, a interface didática contribui para a familiarização do acadêmico com algumas das características de projeto de máquinas brushless com ímãs permanentes, servindo ainda de complemento para matérias de máquinas elétricas. Palavras-chave: Interface Didática. Motor Brushless DC. Ímãs Permanentes.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Coninch, A. C. P., Hoffmann, K., & Januário, M. (2016). INTERFACE DIDÁTICA PARA DESIGN DE MOTORES BRUSHLESS DE ÍMÃS PERMANENTES A PARTIR DAS DIMENSÕES DE UM ESTATOR CONHECIDO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11327

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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