EXPRESSÃO ORAL: CONCURSO DE ORATÓRIA NO CURSO DE DIREITO

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê
  • Cassiani Muskp Lunardelli Unoesc Xanxerê
  • Luiza Eduarda Rodrigues Moreira Unoesc Xanxerê
  • Natália Lucion Unoesc Xanxerê

Resumo

O concurso de oratória do curso de Direito da Unoesc Xanxerê possui como escopo contribuir com a fluência da comunicação oral em público. Por meio de exercício de comunicação com a plateia, pela apreensão de técnicas, propõe-se exercitar a eloquência e a capacidade de persuasão. A atividade de discurso oral é proposta na primeira fase do curso de Direito, em componente curricular complementar, consoante ao Projeto Pedagógico do Curso de Direito, pois nele consta que o acadêmico desenvolva habilidades e competências, dentre elas, utilizar corretamente a linguagem - com clareza, precisão, propriedade e fluência verbal. Após avaliação individual, são selecionados 12  acadêmicos para apresentação no auditório à banca avaliadora, composta pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - subseção de Xanxerê, pela Coordenadora do Curso de Direito, pela Assessora de Comunicação e Marketing da Unoesc, por um profissional de emissora de rádio do município -  ou representantes - por professores do curso  e pela professora do componente curricular, organizadora do concurso. É para atender ao propósito do exercício da expressão oral que se propicia o Concurso de Oratória, que já está na XVII edição. Observa-se que os acadêmicos aprimoram a competência linguística, elaboram e expressam com mais fluência as ideias, contribuindo para qualificada atuação jurídica. Objetiva-se, com esta atividade,  que o conhecimento técnico-científico e a ciência da linguagem auxiliem na efetividade da comunicação entre os homens: gesto de alteridade que veicula o melhor do homem para o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê

Mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Direito, Farmácia, Informática EaD e  Letras.

Cassiani Muskp Lunardelli, Unoesc Xanxerê

Graduanda em Direito, vencedora do XVII Concurso de Oratória do Curso de Direito da Unoexc Xanxerê.

Luiza Eduarda Rodrigues Moreira, Unoesc Xanxerê

Graduanda em Direito, classificada em 2º lugar no XVII Concurso de Oratória do Curso de Direito da Unoexc Xanxerê.

Natália Lucion, Unoesc Xanxerê

Graduanda em Direito, classificada em 3º lugar no XVII Concurso de Oratória do Curso de Direito da Unoexc Xanxerê.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Lorenset, R. B. C., Lunardelli, C. M., Moreira, L. E. R., & Lucion, N. (2016). EXPRESSÃO ORAL: CONCURSO DE ORATÓRIA NO CURSO DE DIREITO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11122

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)