PROJETO DIREITO E CÁRCERE: REMIÇÃO PELA LEITURA

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê
  • Drayton Gaboardi Unoesc Xanxerê
  • Eduarda da Silva Servelin Unoesc Xanxerê
  • Ralf dos Santos Rocha Unoesc Xanxerê

Resumo

O projeto de extensão da Unoesc Xanxerê - Direito e Cárcere - Remição pela Leitura - objetiva contribuir com uma possível reeducação dos apenados do Presídio Regional de Xanxerê pela leitura de obras clássicas da literatura universal que apresentam experiências humanas e suscitam reflexões acerca da responsabilidade pessoal,  da percepção da imortalidade da alma, da possibilidade de superação de situações difíceis, da busca de sentido na vida, da escala de valores morais e religiosos e da redenção pelo arrependimento sincero. Os acadêmicos de Direito, em duplas,  entrevistam o apenado que previamente tenha efetuado a leitura do mesmo livro  que a dupla de acadêmicos leu. Durante a entrevista com os reeducandos participantes do projeto, os acadêmicos observam  se o entrevistado  demonstra compreensão do conteúdo lido, respeitada a capacidade intelectual dele e, em relatório escrito em duas vias - uma entregue à Coordenação do Curso e outra ao Presídio Regional de Xanxerê -,  sugerem se o reeducando poderá ou não ser beneficiado com a remição de dias da pena.  Almeja-se, com esta atividade, contribuir tanto com  acadêmicos quanto com apenados, pois, das leituras emergem marcas de humanidade presentes nas clássicas obras da literatura universal. Também, há busca de informações acerca da genialidade do autor da obra, já  que o  processo de desmecanização  da leitura  pressupõe leitor ativo, que emite juízo de valor sobre o tema  e o universo contextual da obra literária e, ainda, conhecem a realidade de um sistema prisional, objeto de estudo no curso de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê

Mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Farmácia, Informática EaD, Letras e Direito.

Drayton Gaboardi, Unoesc Xanxerê

Graduando de Direito da Unoesc Xanxerê.

Eduarda da Silva Servelin, Unoesc Xanxerê

Graduanda de Direito da Unoesc Xanxerê.

Ralf dos Santos Rocha, Unoesc Xanxerê

Graduando de Direito da Unoesc Xanxerê.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Lorenset, R. B. C., Gaboardi, D., Servelin, E. da S., & Rocha, R. dos S. (2016). PROJETO DIREITO E CÁRCERE: REMIÇÃO PELA LEITURA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11110

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)