TREINAMENTO PERSONALIZADO PARA ATLETAS DE CORRIDA

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Jeferson Luiz Mendonça

Resumo

Tendo presente os objetivos de complementar a formação acadêmica no campo do treinamento personalizado; estabelecer relações profissionais no treinamento personalizado na corrida de rua; aperfeiçoar habilidades para planejar e executar o treinamento em corrida; e fortalecer a integração do espaço de treinamento com a realidade inerente ao exercício profissional, o objetivo deste estágio foi fundamentar, através da observação, a utilização de alguns métodos de treinamento como Fartleks, intervalados e circuitados, para atingir mais rapidamente a melhora do volume de oxigenação e aumento da capacidade aeróbia de atletas de corrida de distância. Foi realizado na modalidade de corrida de rua, com corredores de fundo de 5 km, 10 km e 21 km. A partir dos relatos com os atletas e das reflexões sobre as experiências adquiridas, conclui-se que foi enriquecedor, uma experiência na qual pude ter contato em diversos momentos com eventos e situações novas, diferentes daquelas que estou acostumado a lidar, o que acaba trazendo um ganho pessoal e a formação de uma bagagem de conhecimento. Ao longo dos dias de estágio, mesmo com as dificuldades encontradas, os ganhos de conteúdo e experiências vivenciadas foram de grande valia para meu aprendizado. Com a vivência da teoria na prática, aprendi a planejar melhor as ações, a aplicá-las, e reformulá-las, a relacionar-me com os clientes/atletas e professores mais experientes, a observar e refletir sobre tudo, quando o professor reflete na ação e sobre ela, transforma-se em um investigador na aula conseguindo assim ampliar sua ação educadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zawadzki, P., & Mendonça, J. L. (2016). TREINAMENTO PERSONALIZADO PARA ATLETAS DE CORRIDA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10896

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>