AVALIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE PSEUDOFRUTOS DAS CULTIVARES DE MORANGUEIRO ORGÂNICO: ALBION E CAMAROSA

Autores

  • Gilberto Luiz Curti UNOESC-XANXERÊ
  • Marlene Bergamaschi
  • Marta Casonatto
  • Ana Paula Ribak

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar características físico-químicas de pseudofrutos das cultivares de morangueiro orgânico: Albion e Camarosa estas análises foram conduzidas no laboratório de biotecnologia da Unoesc de Xanxerê. Pois o Brasil vem se destacando no cenário mundial na produção de morango para consumo in natura, bem como para outros usos. Este grande avanço está relacionado à introdução de variedades e de sistemas de produção. O morangueiro é produzido e consumido em todo mundo, e está entre as espécies de pequenos frutos mais produzidas. A produção catarinense concentra-se em praticamente todos os municípios do estado. Cultivares de morango orgânico tem muita aceitação por serem considerados pseudofrutos limpos, saudáveis e com sabor mais intenso, muito apreciado, seu o cultivo orgânico possibilita uma melhor qualidade de vida aos produtores e consumidores. Foram efetuadas comparações das médias de acordo com o teste “F” a 5% de probabilidade de erro. Com o estudo foi possível observar diferenças significativas entre os dois cultivares para os parâmetros, peso e o diâmetro do fruto, porém para os demais parâmetros como comprimento, brix e pH não apresentaram diferenças significativas entre os cultivares. A cultivar Albion apresentou característica importante, com frutas de maior calibre e peso de massa, comisso pode possibilitar uma menor utilização de mão de obra para colheita, bem como melhores ganhos econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Luiz Curti, UNOESC-XANXERÊ

Mestre em Agronomia, Área de Concentração Produção Vegetal, pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Graduado em Agronomia pela UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004). *Possui experiência nas áreas de Agronomia: Já atuou nas áreas de Horticultura como paisagismo, produção de flores e plantas ornamentais, olericultura, fruticultura e florestas bem como plantas forrageiras, marketing, capacitação de produtores e técnicos, difusão de tecnologias e eventos na EPAGRI/Chapecó. *Atua atualmente na EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A; como responsável pelo CEPA/Chapecó - Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina, na Região Oeste, (http://cepa.epagri.sc.gov.br/). *Atualmente também Professor de Olericultura, Fruticultura, Floricultura e Paisagismo e Ergonomia e Segurança no Trabalho, na UNOESC -Universidade do Oeste de Santa Catarina. Agronomia/Campus de Xanxerê.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Curti, G. L., Bergamaschi, M., Casonatto, M., & Ribak, A. P. (2016). AVALIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE PSEUDOFRUTOS DAS CULTIVARES DE MORANGUEIRO ORGÂNICO: ALBION E CAMAROSA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10862

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>