PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL: UM ESTUDO COM MULHERES PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA

Autores

  • Daniela Zanini Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rafael Cunha Laux Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-2723-3130
  • Isabela Aparecida Gonçalves Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A imagem corporal (IC) é a construção mental das dimensões, contornos e formas do corpo. Porém, essas proporções mentais do corpo, pode ser influenciada pela mídia, cultura ou distúrbios psicológicos. O objetivo do estudo foi verificar a percepção e a satisfação da imagem corporal de mulheres praticantes de hidroginástica. Participaram do estudo 21 mulheres praticantes de hidroginástica de Herval do Oeste/SC, com idade média 44,8±14,4 anos. Para investigar a satisfação corporal foi utilizada a Escala de Silhuetas, para a percepção da IC o Questionário Body Shape Questionnaire e para a composição corporal o Índice de Massa Corporal (IMC). Para a análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e inferencial (normalidade: teste Shapiro-Wilk; comparações:  teste Friedman seguido do Post Hoc Bonferroni). O IMC atual do grupo é de 25,7±4,4 Kg/m², classificado como “sobrepeso”. Na comparação entre a satisfação da IC, as mulheres apresentaram diferença entre IMC atual e percebido (31,4±7,0 Kg/m²; p<0,01), e entre o IMC percebido e desejado (24,5±4,8 Kg/m²; p<0,01). Na percepção de IC 13 (62%) das mulheres apresentaram valores classificados como “normal”, 2 (9%) como “moderada” e 6 (29%) como “leve”. Conclui-se que apesar da maioria das mulheres do grupo de estudo considera-se com um corpo "normal" na percepção da IC, elas se descrevem com um IMC maior que realmente tem na avaliação da satisfação corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Zanini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas e Desportivas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro -UTAD. Professora do Curso de Educação Física da UNOESC Campus Chapecó.

Rafael Cunha Laux, Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Educação Física (UFSM) Santa Maria/RS, Especialista em Personal Training (UNOESC) Chapecó/SC. Professor do Curso de Educação Física da UNOESC Campus Chapecó.

Isabela Aparecida Gonçalves, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Educação Física pela UNOESC Campus Chapecó

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zanini, D., Laux, R. C., & Gonçalves, I. A. (2016). PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL: UM ESTUDO COM MULHERES PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10774

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>