PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: VIVÊNCIAS PAUTADAS NA LUDICIDADE

Autores

  • Giovana Maria Di Domenico Silva
  • Sandra Lippert Frozza
  • Jaqueline Fátima Lippert

Resumo

Este estudo enfatiza a temática Processo de ensino-aprendizagem: vivências pautadas na ludicidade, por compreender o quanto é necessário, no contexto contemporâneo, refletir sobre as possibilidades de a ludicidade permear o processo pedagógico. O objetivo foi desenvolver um estudo sobre a ludicidade, compreendendo sua importância e contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente, realizou-se um estudo bibliográfico, o qual culminou com o desenvolvimento das propostas de estágio curricular supervisionado no Curso de Pedagogia na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão escolar e nas matérias pedagógicas do ensino médio. Nesse contexto, ocorreu a prática do estágio de docência e o relato e análise das vivências, caracterizando o estudo como qualitativo, com pesquisa de campo. Quando se fala em ludicidade, o brincar representa um fator de grande importância na socialização da criança, pois essa ação faz parte da essência humana, possibilitando ao ser humano a socialização e a aprendizagem da convivência em um mundo culturalmente simbólico. Considera-se um processo educativo complexo, pois influencia o intelecto, o emocional e o corpo da criança. Outra razão que sustentou este estudo foi a necessidade de refletir sobre a ludicidade em tempos em que brincar se caracteriza como direito das crianças, e a escola não deve se configurar como negadora desse direito. Em todos os estágios, conseguiu-se compreender a ludicidade como ponto fundamental, para proporcionar atividades e ambientes prazerosos, nos quais as crianças pudessem se sentir importantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo curiosas, criativas, participativas, enfim, verdadeiras protagonistas. Para tanto, é preciso que o professor não se adapte à realidade social em que vive, mas assuma o papel de ator social capaz de colocar mais cor, mais sabor, mais vida tanto na sua vivência quanto em o que se propõe a fazer no processo de ensino-aprendizagem. Isso é possível quando se reconhece o lúdico como uma dimensão humana capaz de favorecer os processos de aprendizagem.

Palavras-chave: Ludicidade. Processo de ensino e aprendizagem. Professor.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Di Domenico Silva, G. M., Lippert Frozza, S., & Lippert, J. F. (2015). PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: VIVÊNCIAS PAUTADAS NA LUDICIDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8428

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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