ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS

Autores

  • Darlan José Roman Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Citania Pilatti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Michele Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • David Petry Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Carolini Demeterko Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O componente curricular Estratégia Competitiva é uma disciplina do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. No ano 2014, durante sua realização, foi elaborada uma pesquisa abordando a temática da estratégia competitiva. Nesta pesquisa teve-se como objetivo evidenciar os recursos utilizados por uma instituição de ensino superior na busca da vantagem competitiva, com base nos preceitos da visão baseada em recursos. Trata-se de um estudo de caso aplicado em uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina. Para a realização do trabalho, a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados aos coordenadores de curso da instituição e utilizados conjuntamente com resultados obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com o Vice-reitor. A pesquisa retornou os recursos de capital físico, humano e organizacional que a instituição atualmente utiliza na busca de sua competitividade, entre eles, sua estrutura financeira, especialização do corpo docente e  modelo de gestão implementado, assim como possibilitou evidenciar fatores e recursos que podem ser aprimorados e utilizados para aumentar ainda mais a sua competitividade no mercado. Portanto, o estudo tornou-se relevante não somente para identificar quais recursos são explorados atualmente pela instituição, mas também para identificar quais recursos ainda podem ser melhorados. Dessa forma, sugere-se que sejam realizados novos estudos nesse molde em outras instituições, podendo até mesmo ser realizado um estudo comparativo, do qual se acredita poder extrair resultados relevantes.

Palavras-chave: Competitividade. Instituição de Ensino Superior. Visão baseada em recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan José Roman, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor Permanente no programa de Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Professor no curso de Graduação em Administração da Unoesc-Chapecó.

Doutor em Administraçao (UFSC). Mestre em Administração (UFSC) Especialista em Gestão Estratégica de Empresas (UNOESC). Graduado em Administração (UNOESC).

Citania Pilatti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Administração - Ênfase em Sustentabilidade pela Unoesc - Chapecó; Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FACULDADES REUNIDAS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE PALMAS - PARANÁ - FACEPAL (2000). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atua como Professora de cursos Técnicos e profissionalizantes no Senac unidade de Xanxerê.Trabalha com as disciplinas de Contabilidade, Legislação Tributaria e Legislação Trabalhista. Também atua como professora de ensino superior na UCEFF - Unidade Central de Educação FAEM - Chapecó.

Michele Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Psicóloga, Mestranda no Mestrado Profissional em Administração;Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

David Petry, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrando Profissional em Administração - Ênfase em Agronegócio pela Unoesc - Chapecó; Pós-Graduado em Planejamento Estratégico - Controladoria e Finanças pela UNOESC - Xanxerê (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê (2013). Experiência na área de Compras de 3 anos. Atuou como Supervisor de Suprimentos e Logística em uma Indústria Metalúrgica. Atualmente é proprietário de um escritório de contabilidade. Atua como Gerente Administrativo em uma Holding de Participações S/A de Capital Fechado. Perito Contábil da 12ª Vara do Trabalho de Santa Catarina - Xanxerê. Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, da Universidade do Oeste de Santa Catarina e do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria - SENAI.

Carolini Demeterko, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2005). Pós-Graduada em nível de especialização na modalidade Mercado de Trabalho; Pós Graduação em Administração Financeira pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), possui MBA Executivo Gerenciamento de Marketing e Vendas pela Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é mestranda em Administração, cursando o MPA - Mestrado Profissional em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campi Chapecó. É Analista Técnica - do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, trabalhando na Coordenadoria Regional do Planalto Serrano, em Lages. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequenas Empresas. Credenciada a efetuar a seleção de candidatos á Seminários Empretec e certificada pelo Sebrae Nacional ( certificação interna de conhecimentos ) em Mercado, Inovação, Sistema Sebrae (2013) e Empreendedorismo (2014).

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Roman, D. J., Pilatti, C., Lucas, M., Petry, D., & Demeterko, C. (2015). ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8308

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)