RELAÇÃO ENTRE HIPERPLASIA TONSILAR NA INFÂNCIA E DISTÚRBIOS NEUROCOMPORTAMENTAIS E COGNITIVOS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR DA PRIMEIRA À QUARTA SÉRIE

Autores

  • Laura Alejandra Carvalho Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jovani Antonio Steffani
  • Rodrigo de Souza Carvalho
  • Claudia Sell Coelho
  • Tatiana de Oliveira Yokomizo
  • Candice Cristina Stumpf Sühnel

Resumo

A presença da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAHOS) pode prejudicar o desenvolvimento neurocomportamental de crianças em idade escolar em decorrência da fragmentação do sono e da consequente diminuição na saturação de oxigênio. Mediante uma abordagem interdisciplinar, foi feita uma avaliação multiprofissional das crianças para estabelecer a prevalência de distúrbios neurocomportamentais em portadores desse distúrbio. O objetivo com este trabalho foi relacionar a presença de SAHOS com a ocorrência de distúrbios neurocomportamentais. Foram avaliadas 54 crianças da primeira à quarta série do ensino fundamental, as quais passaram por todas as etapas do estudo, que incluíram: assinatura do termo de consentimento livre esclarecido, avaliação psicológica, médica e fonoaudiológica e, por último, avaliação do desempenho escolar, com a participação de pais e professores. O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética da universidade. Para realizar a análise dos dados, foi utilizado o software Bioestat 5.0. Como resultados, observou-se que a prevalência de irritabilidade demonstrou-se maior em crianças com indícios de SAHOS. Por outro lado, a tendência a não terminar tarefas iniciadas também foi mais elevada nesse grupo. A porcentagem de crianças com desempenho alto/muito alto no teste que avaliou a atenção sustentada visual e a flexibilidade mental foi significativamente maior no grupo controle ou normal. Conclui-se que o estudo multidisciplinar permite uma abordagem mais eficaz e abrangente, com melhores possibilidades de diagnóstico e consequente propedêutica.  Por meio do presente estudo, foi possível evidenciar a relação entre SAHOS e distúrbios neurocomportamentais que podem comprometer o desenvolvimento normal de crianças em idade escolar.

Palavras-chave: Apnéia do sono tipo obstrutiva. Transtornos do sono. Atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Alejandra Carvalho, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Membro da Liga de Clínica Médica.

Jovani Antonio Steffani

Audiologista. Doutor em Morfofisiologia e Professor Titular do curso de Medicina e do Programa de Mestrado em Biociências e Saúde da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Rodrigo de Souza Carvalho

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Membro da liga de Clínica Médica.

Claudia Sell Coelho

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina-estagiaria do serviço de atendimento psicológico da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Tatiana de Oliveira Yokomizo

Neurologista, Professora do curso de Medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Candice Cristina Stumpf Sühnel

Fonoaudióloga – Audiologista do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba – SC. 

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Carvalho, L. A., Steffani, J. A., de Souza Carvalho, R., Sell Coelho, C., de Oliveira Yokomizo, T., & Stumpf Sühnel, C. C. (2015). RELAÇÃO ENTRE HIPERPLASIA TONSILAR NA INFÂNCIA E DISTÚRBIOS NEUROCOMPORTAMENTAIS E COGNITIVOS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR DA PRIMEIRA À QUARTA SÉRIE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8254

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa