PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EXPORTADORAS DA REGIÃO SUL: DIMENSÕES DO EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL

Autores

  • Aline Pires da Silva Alchieri Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Inocencia Boita Dalbosco Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

As pequenas e médias empresas (PMEs) têm demonstrado papel relevante no desenvolvimento do país, especialmente, na região Sul do Brasil. Desse modo, nesta pesquisa teve-se por objetivo analisar as dimensões do empreendedorismo internacional considerando o processo de internacionalização das PMEs exportadoras do Sul do Brasil. A população compreendeu 4.853 empresas, divididas da seguinte forma: 1.352 empresas de Santa Catarina, 1.439 empresas do Paraná e 2.092 empresas do Rio Grande do Sul. A amostra se refere a 59 empresas que responderam ao instrumento de pesquisa. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de levantamento ou survey. Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva simples. Os resultados revelam que a internacionalização é um processo que envolve diversas ações da empresa e que as dimensões do empreendedorismo internacional são características fundamentais para esse processo. Verificou-se, ainda, a influência do empreendedor no processo de internacionalização, bem como na identificação e exploração das oportunidades internacionais. Evidencia-se a importância da internacionalização para o desenvolvimento das empresas, tratada como estratégia empresarial para a melhoria de processos, produtos, gestão e aproveitamento de oportunidades internacionais. Identificaram-se diversas formas de entrada ao mercado internacional, não se restringindo às operações de exportação, somente. Todavia, a exportação é modo mais utilizado pelas PMEs da região Sul do Brasil para iniciar a internacionalização. Verificou-se que existem diferentes vertentes sobre as teorias de internacionalização, uma delas com perspectiva econômica e outra com perspectiva comportamental. O empreendedorismo internacional é citado dentro da perspectiva comportamental, considerando-se que as ações empreendedoras dependem do indivíduo empreendedor, responsável pela tomada de decisão. Dentro do empreendedorismo internacional foi possível identificar seis dimensões que influenciam na tomada de decisão do empreendedor; as oportunidades internacionais foram consideradas o “ponto de partida” para as demais dimensões, pois, a partir das oportunidades, o empreendedor tomará a decisão de empreender internacionalmente, de acordo com suas atitudes face ao risco, redes de relacionamentos, capacidade de inovar e adaptar-se, desenvolvendo vantagens competitivas. Quanto às PMEs, identificou-se a importância desse porte para a economia nacional, considerando-se que representam, aproximadamente, 70% das empresas exportadoras do país, e apesar de o volume monetário não ser tão representativo, evidencia-se a relevância de suas movimentações para a renda da população, em especial na região Sul do país, que é considerada a segunda maior região com concentração de estabelecimentos exportadores do Brasil.

Palavras-chave: Pequenas e médias empresas (PMEs). Internacionalização. Empreendedorismo internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Pires da Silva Alchieri, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Administração Linha de Formação em Comércio Exterior pela

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Inocencia Boita Dalbosco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Coordenadora do curso de Administração na Linha de Formação em Comércio Exterior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Doutoranda em Administração pela UNIVALI e professora do departamento de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Pires da Silva Alchieri, A., Boita Dalbosco, I., & Nascimento, S. (2015). PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EXPORTADORAS DA REGIÃO SUL: DIMENSÕES DO EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8211

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>