VIVÊNCIAS DE JUDÔ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Wellington Manucci

Resumo

O Judô vem demonstrando através dos anos que pode ser uma ótima ferramenta na mudança e melhora do comportamento das crianças em relação ao aspecto social e afetivo diante dos outros membros da sociedade. Além do desenvolvimento dos aspectos cognitivos, o Judô, como uma modalidade que requer controle dos movimentos corporais, exige que seu praticante possua um bom desenvolvimento de sua motricidade. O Judô enquanto luta é conteúdo que deve fazer parte da educação física escolar. No entanto, nem sempre é possível, uma vez que a falta de espaços e recursos materiais impossibilitam a vivência desse esporte no contexto escolar. Portanto, o objetivo neste estudo se fundamenta em investigar os sentidos e os significados do Judô nas aulas de Educação Física, interpretando-os e identificando o que se ensina e aprende na opinião de 280 alunos da Escola de Educação Básica Antonio Morandini, do Município de Chapecó, SC, atendidos pelo Subprojeto do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa será realizada mediante a intervenção com vivências de Judô ministradas em oficinas pelo bolsista, e, posteriormente, os alunos serão motivados a construir um texto expressando suas opiniões em relação ao processo. Esse momento será organizado com a professora de Língua Portuguesa da Escola. Os documentos serão analisados por meio da análise de conteúdo. Os dados serão apresentados de forma descritiva e por intermédio de percentuais e frequências simples. Pode-se observar que a pouca experiência com o Judô é motivadora e que tem despertado o interesse dos alunos, motivando-os para a continuação dessa modalidade de esporte na escola.

Palavras-chave: Judô. Educação Física. Escola. Significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & Manucci, W. (2015). VIVÊNCIAS DE JUDÔ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8169

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>