APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES RESIDENTES NA ÁREA URBANA E RURAL DE IOMERÊ, SC

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Leoberto Grigollo
  • Kassiane Pelle

Resumo

A aptidão física é definida como a capacidade de executar tarefas diárias com vigor e vivacidade, sem fadiga e com ampla energia para apreciar as ocupações das horas de lazer e enfrentar emergências imprevistas. O objetivo com este estudo foi avaliar a aptidão física relacionada à saúde de escolares residentes nas áreas urbana e rural de Iomerê, SC. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, comparativa e quantitativa, composta por 50 alunos residentes na zona rural e 36 na zona urbana do Município, sendo adolescentes de 11 a 14 anos, de ambos os sexos. Os dados foram coletados utilizando a aplicação manual PROESP 2012, visto que os testes realizados foram: flexibilidade, resistência cardiorrespiratória, velocidade, agilidade e força dos membros superiores. Os resultados obtidos e analisados estatisticamente possibilitaram concluir que os escolares das áreas estudadas apresentam algumas diferenças nos resultados das variáveis avaliadas. Os adolescentes do sexo masculino da área rural apresentam um melhor desempenho nas variáveis força e capacidade cardiorrespiratória, nas demais variáveis, o melhor desempenho é dos indivíduos da área urbana. Entre as adolescentes do sexo feminino, as da área rural apresentam um melhor resultado em todas as variáveis avaliadas. Conclui-se que existem diferenças entre os resultados obtidos, algumas significativas para o sexo feminino e masculino das áreas urbana e rural de Iomerê, SC.

Palavras-chave: Aptidão Física. Saúde. Escolares.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Coordenadora do curso de Educação Especial, Professora do Curso de Educação Física da área das Ciências da Vida e do curso de Pedagogia e Educação Especial da área de Ciências da Humanidade.

 

 

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Zago, E. A., Grigollo, L., & Pelle, K. (2015). APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES RESIDENTES NA ÁREA URBANA E RURAL DE IOMERÊ, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8105

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>