CONDIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS/DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Rosani Daron Barros
  • Jusiane Borga Lorenci
  • Mônica Campanharo Zanella

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais/deficiência no sistema regular de ensino é direito de todos. Atualmente, lidar com essa nova situação é um dos maiores desafios encontrados pela escola, pois esta ainda não possui estrutura adequada para receber todos os alunos. Além disso, os profissionais da educação não se sentem preparados pedagógica e psicologicamente para essa nova realidade; por esse motivo, o assunto torna-se objeto de estudos, pesquisas e formação continuada. Na tentativa de compreender a questão, realizou-se uma pesquisa para averiguar como está acontecendo o processo de inclusão nas escolas regulares e quais as condições necessárias para sua efetivação. Para tanto, foram aplicados três questionários de pesquisa, direcionados a um professor regente, um segundo professor e ao gestor em duas escolas da rede estadual de ensino na cidade de Fraiburgo, SC. Após a realização da pesquisa e análise dos dados, fazendo um paralelo entre as duas escolas, verificou-se que essas instituições estão garantindo a matrícula dos alunos com necessidades educacionais especiais/deficiência, porém, falta acessibilidade, recursos pedagógicos adaptados e participação da família, além disso, os professores ainda não possuem e não estão recebendo a formação necessária para atender às necessidades dos educandos. Esses são fatores indispensáveis para que a inclusão aconteça, pois somente permitir o acesso não basta, é necessária a permanência do aluno com garantia de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação especial. Condições para inclusão. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Coordenadora do curso de Educação Especial, Professora do Curso de Educação Física da área das Ciências da Vida e do curso de Pedagogia e Educação Especial da área de Ciências da Humanidade.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Zago, E. A., Daron Barros, R., Borga Lorenci, J., & Campanharo Zanella, M. (2015). CONDIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS/DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8100

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>