PROPOSTA DE UM MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS PARA A PRÉ-INCUBADORA UNOESC CHAPECÓ

Autores

  • Márcia Magalhães Wittée Paloschi Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Chapecó
  • Valdir Lise Unoesc Chapecó

Resumo

O empreendedorismo é, entre outros, um fator importante para o desenvolvimento social e econômico de uma região e de um país. As pré-incubadoras e incubadoras têm contribuído para que novos empreendimentos obtenham sucesso oferecendo condições adequadas, como suporte operacional, estrutura física, suporte administrativo, consultorias e orientações prestadas por profissionais qualificados, ou seja, apoiar boas ideias que possam se transformar em negócios e gerar riquezas. Um dos instrumentos utilizados nesse processo de transformação é conhecido como plano de negócios, um instrumento que permite ao empreendedor ter uma visão geral do negócio. O objetivo do estudo consiste em propor um plano de negócios que contemple as necessidades dos projetos pré-incubados na Pré-incubadora da Unoesc Chapecó. O estudo configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, delineia-se como uma pesquisa bibliográfica, permitindo a identificação de características significativas nos modelos de planos de negócios. Como resultado, analisou-se um conjunto de modelos de planos de negócios preestabelecidos, identificando-se os pontos fundamentais sob o ponto de vista dos indivíduos com projetos em desenvolvimento na pré-incubadora e do Conselho Gestor da Pré-incubadora da Unoesc Chapecó. Por fim, sugere-se um modelo de plano de negócios resultante dos pontos de concordância indicados pelos pesquisados a ser utilizado durante o período em que os projetos se encontrarem na fase de pré-incubação na Pré-incubadora da Unoesc Chapecó.

Palavras-chave: Plano de negócios. Pré-incubadora. Empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Magalhães Wittée Paloschi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Chapecó

Mestre em Administração pela Univali, membro do corpo docente da Unoesc Chapecó, coordenadora da Pré-incubadora da unidade.

Valdir Lise, Unoesc Chapecó

Aluno concluinte do curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Chapecó

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Magalhães Wittée Paloschi, M., & Lise, V. (2015). PROPOSTA DE UM MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS PARA A PRÉ-INCUBADORA UNOESC CHAPECÓ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8024

Edição

Seção

Chapecó - Ensino