EFEITO DA ADIÇÃO DA ENZIMA XILANASE SOBRE A DIGESTIBILIDADE E APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DA RAÇÃO EM FRANGOS DE CORTE

Autores

  • Tiago Goulart Petrolli Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Rodrigo Villani
  • Marcos Henrique Baldi
  • Osmar José Petrolli

Resumo

O principal objetivo da utilização de enzimas em dietas à base de milho e farelo de soja é possibilitar aproveitamento máximo dos nutrientes da dieta, melhorando, assim, os resultados produtivos das aves. Dentro desse contexto, a adição da enzima xilanase na alimentação de frangos de corte pode apresentar efeitos sobre a digestibilidade da proteína e o aproveitamento energético da ração. A pesquisa foi conduzida nas instalações do setor de avicultura da Unoesc Xanxerê, sendo utilizados 200 animais da linhagem COBB, de 14 a 24 dias de idade. Utilizou-se o método de coleta total de excretas, com as aves alojadas em bateria de estrutura metálica constituída de gaiolas, distribuídas em dois andares, equipadas com comedouro e bebedouro tipo nipple. O período experimental foi de 10 dias, sendo cinco para adaptação das aves às gaiolas, às rações e ao manejo e cinco para a coleta total de excretas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, com seis tratamentos e oito repetições de cinco aves. As excretas de todas as unidades experimentais foram coletadas diariamente (8h e 16h) em bandejas cobertas com plástico e condicionadas em freezer até o final do experimento. Ao final do período experimental, as excretas foram descongeladas, pesadas e homogeneizadas para retirada de amostras, que foram colocadas em estufa de circulação forçada a 55 ºC para pré-secagem, e posteriormente foram analisadas no Laboratório de Bromatologia da Unoesc Xanxerê, para posterior obtenção dos valores de energia metabolizável das dietas, bem como do teor de proteína em cada uma delas.

Palavras-chave: Avicultura. Carboidrase. Nutrição. 

Fonte de Financiamento/Modalidade: FUMDES/SED

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Goulart Petrolli, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Docente e pesquisador dos cursos de zootecnia e medicina veterinária da UNOESC Xanxerê, e membro permanente do programa de pós-graduação em sanidade e produção animal (em elaboração).

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Goulart Petrolli, T., Villani, R., Baldi, M. H., & Petrolli, O. J. (2015). EFEITO DA ADIÇÃO DA ENZIMA XILANASE SOBRE A DIGESTIBILIDADE E APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DA RAÇÃO EM FRANGOS DE CORTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7950

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>