FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CONTEXTO DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPUS DE JOAÇABA, SC

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Leoberto Ricardo Grigollo Unoesc

Resumo

O PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o qual tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. A Unoesc participa do PIBID contemplando 16 cursos de formação de professores. O projeto Educação Física no campus de Joaçaba possibilita que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério por meio da apropriação e da reflexão sobre metodologias, instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. Participam do PIBID Educação Física quatro escolas de educação básica das cidades de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, envolvendo 1.480 crianças do ensino fundamental I e II. Cada escola possui um professor de Educação Física responsável pela supervisão de cinco bolsistas. Além das oito horas semanais que os bolsistas atuam diretamente nas escolas, eles participam de reuniões de trabalho, planejamento e avaliação e oficinas de formação continuada. Entre as ações desenvolvidas nas escolas com as atividades de docência, destacam-se os projetos: recreio divertido, no Centro Educacional Roberto Trompowsky; criação de materiais alternativos para as aulas de Educação Física, na Escola Municipal Cruz e Sousa; recreio orientado, na Escola Municipal São Francisco; e por uma escola melhor, na Escola de Educação Básica Oscar Rodrigues da Nova. O PIBID possibilita a oportunidade de reflexão para a equipe pedagógica da escola, principalmente para o professor supervisor. Para os acadêmicos, estar em contato direto com os alunos possibilita vivenciar a prática de atuar em sala de aula, e o acompanhamento de reuniões pedagógicas, orientações de planejamento das aulas, leituras de livros e artigos da área, análise e reflexão das ações desempenhadas em cada turma e auto-avaliação são ações importantes e imprescindíveis à ação docente. As inovações metodológicas utilizadas para o planejamento das ações mostram que é possível compartilhar responsabilidades e interesses e que a disciplina Educação Física sofre grande influência do seu professor dentro da escola na produção de representações com os alunos. É necessário saber onde se quer chegar para traçar as estratégias de intervenção. O PIBID apresenta-se como um momento importante de crescimento aos acadêmicos e surge como uma boa oportunidade, que reforça o contato mais direto com o campo de trabalho futuro, contribuindo de forma significativa na sua formação.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Prática pedagógica.

Projeto financiado pela CAPES - Edital n. 61/2013/Capes.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Baretta, E., & Grigollo, L. R. (2015). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CONTEXTO DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPUS DE JOAÇABA, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7875

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

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