NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REGIÃO CENTRAL DE FRAIBURGO, SC

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Luan Esganzela Unoesc - Videira
  • Luiz Eduardo Bondan Unoesc - Videira

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo estimar o nível de atividade física em estudantes do ensino médio da cidade de Fraiburgo, SC. Caracterizou-se por um estudo quantitativo descritivo transversal observacional com uma amostragem não aleatória representativa de escolares do ensino médio da cidade em questão, sendo 597 indivíduos de quatro colégios públicos e privados. O nível de atividade física habitual foi verificado por meio do IPAQ (2008) modificado para adolescentes, usando como referência a última semana. Após análise estatística, o estudo comprovou que 49,8% dos adolescentes participantes (n=597) foram classificados como “nível alto”, a categoria “nível moderado” de atividade física atingiu 34,8% enquanto o “nível baixo” foi de 15,4% da amostra. Os resultados também comprovaram que os homens têm um nível mais alto de atividade física que as mulheres. Também a população maior de 17 anos tem um nível mais baixo do que os estudantes menores e mais jovens, enquanto a escola com nível mais alto foi a “escola 3” e a com nível mais baixo a “escola 1”. A partir dos dados coletados, conclui-se que a maioria da população participante do estudo foi considerada com nível alto de atividade física, 49,8% da amostra total, sendo necessários mais estudos para aprofundamento dos resultados e das variáveis.

Palavras-chave: Atividade física. Estudantes. IPAQ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Professora do Curso de Educaçao Física da área de Ciencias Biológica e da Saúde e do curso de Pedagogia e Educaçao Especial da área de Ciencias Humanas e Sociais

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Zago, E. A., Esganzela, L., & Bondan, L. E. (2014). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REGIÃO CENTRAL DE FRAIBURGO, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 326. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5744

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>