A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS NO SETOR METALÚRGICO NAS CIDADES DE LUZERNA, JOAÇABA E HERVAL D’OESTE

Autores

  • Reginaldo Aparecido Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • André Carlos Einsweiller Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Claudia Moretti Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Eliton Felipe Schoffen Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

Os sistemas de informações estão se tornando cada vez mais avançados e, por esse motivo, vêm melhorando a qualidade na geração das informações para seus usuários. Dessa forma, buscou-se encontrar, por meio deste artigo, a importância que os sistemas de informações têm para as indústrias metalúrgicas nas cidades de Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste. O objetivo é identificar o benefício oferecido por esses sistemas para os gestores quanto à tomada de decisão nas empresas. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas e questionários com os gestores das empresas. Destaca-se, por meio do estudo, a importância e os tipos de sistemas existentes, bem como os disponíveis às organizações e, principalmente, a satisfação dos gestores com os sistemas que eles utilizam. O referencial bibliográfico mostra a importância do uso de sistemas integrados de gestão para a tomada de decisão nas organizações e reforça a conclusão do trabalho, da necessidade de um sistema integrado. Os gestores das empresas pesquisadas demonstraram, nas entrevistas, estar muito interessados na melhoria de suas decisões, utilizando cada vez mais os sistemas de suas empresas para melhorar seus processos de gestão, o que deixou bastante explícito a importância dos sistemas para as organizações.

Palavras-chave: Decisão. Gestores. Processos. Sistemas de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas (ACSA). Especialização em: Controladoria e Custos; Gestão Financeira pela Unoesc campus de Joaçaba.

 

André Carlos Einsweiller, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas (ACSA). Especialização em Convergência às Normas Internacionais pela Unoesc campus de Joaçaba.

Claudia Moretti, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Aluna do Curso de Graduação Ciências Contábeis Unoesc Campus de Joaçaba.

Eliton Felipe Schoffen, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Aluna do Curso de Graduação Ciências Contábeis Unoesc Campus de Joaçaba.

Downloads

Publicado

03-09-2014

Como Citar

Oliveira, R. A., Einsweiller, A. C., Moretti, C., & Schoffen, E. F. (2014). A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS NO SETOR METALÚRGICO NAS CIDADES DE LUZERNA, JOAÇABA E HERVAL D’OESTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 113. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5724

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>