O USO DE BIG DATA NAS UNIVERSIDADES

Autores

  • Carla de Almeida Martins Basso UNOESC - Unidade de Chapecó
  • Reinaldo Martins de Padua Unoesc / PIBIC

Resumo

O termo Big Data inicialmente surgiu como referência a um conjunto de problemas gerados por quantidades gigantescas de dados produzidas por empresas, organizações governamentais, não governamentais e pessoas físicas. Posteriormente, o termo passou a descrever o conjunto de soluções que visam tratar esses dados desde o seu armazenamento até a transformação destes em informações relevantes para auxiliarem os gestores nas tomadas de decisões. Focando nessa “massa de dados”, esse projeto objetivou analisar os softwares e as técnicas de Big Data disponíveis, aplicá-los em uma base de dados disponibilizada pela Unoesc Chapecó e, após, converter os resultados e as informações estratégicas para a instituição. A pesquisa está em fase de desenvolvimento, embasada em estudos da documentação de ferramentas de extração e manipulação de dados, sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais e NoSql. Após o estudo e a identificação das funcionalidades, será desenvolvida uma aplicação usando as técnicas de extração de conhecimento em bases de dados não estruturadas, utilizando a base da universidade, comprovando-se os resultados por meio da documentação, comportamento e desempenho da aplicação. O projeto segue em desenvolvimento e, mediante as pesquisas realizadas até o momento, é possível constatar que sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais não são as soluções mais indicadas para armazenar dados caracterizados como o Big Data, pois estes, além de  não apresentarem um formato estruturado, a velocidade e a grande quantidade em que são gerados, comprometem o desempenho de armazenamento e consulta quando utilizado um sistema de banco de dados relacional. Sistemas de bancos de dados NoSql demostram um desempenho superior para a manipulação desse tipo de dado, mas são necessários  testes e análises mais aprofundados para conclusões com maior exatidão, e a partir delas, seguir com o desenvolvimento ou a análise de uma ferramenta que possibilite transformar a massa de dados em informações estratégicas para a Unoesc.

Palavras-chave: Big Data. Bancos de dados não relacionais. NoSql.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Almeida Martins Basso, UNOESC - Unidade de Chapecó

Profª Carla de Almeida Martins Basso - Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS - Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Sistemas de Informação pela UFRGS, Especialista em Gestão Estratégica em TI pela UNOESC/FIE e graduada em Engenharia Agronômica pela URCAMP Bagé/RS. Atua com Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial, Elaboração e Gerenciamento de Projetos a mais de 10 anos. Atualmente é professora convidada e tutora na FGV e FGV online e outras IES à nível de pós-graduação. Professora na UNOESC/Unidade de Chapecó/SC. Sócia-proprietária da empresa B4 Soluções em Gestão Empresarial, prestando serviços de assessoria, consultoria e capacitações executivas em Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos. Membro do PMI desde 2008 e atualmente Vice Presidente de Relacionamento Oeste PMI Chapter SC. Empresa nucleada ACIC - Associação Comercial e Industrial de Chapecó desde 2010 e atualmente Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Setoriais da ACIC, gestão 2014 -2015.

 

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Basso, C. de A. M., & Padua, R. M. de. (2014). O USO DE BIG DATA NAS UNIVERSIDADES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 94. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5567

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>