EMPREENDEDORISMO: FORMAÇÃO DA CULTURA EMPREENDEDORA NOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNOESC DE XANXERÊ

Autores

  • Evandro Luiz Oliveira UNOESC - Xanxerê
  • Mariane Camila Caus
  • Marivete Segala

Resumo

O empreendedorismo é um tema que vêm sendo motivo de estudo em todo o País. Isso se deve, principalmente, pelo reconhecimento de seu propósito em abrir novos negócios e trazer um desenvolvimento social e econômico que visa à geração de novos empregos no Brasil. No âmbito acadêmico não é diferente. O diagnóstico sobre empreendedorismo dos estudantes de Ciências Contábeis foi o objetivo deste trabalho, que procurou evidenciar alguns conceitos e características dessa visão inovadora, e demonstrar, por meio do estudo, como está a visão empreendedora dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis. A procura pelo estudo traz consigo um semblante do acadêmico, em transformar o sonho de ter seu negócio próprio em realidade. A presente pesquisa foi aplicada a todos os acadêmicos matriculados no primeiro semestre de 2014 na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Xanxerê, no Curso de Ciências Contábeis, e para o coordenador do curso. Trata-se de uma análise elaborada por instrumento de coleta de dados no modelo de questionário, com perguntas fechadas, de caráter descritivo, quantitativa e qualitativa. Os resultados encontrados identificam determinadas características empreendedoras nos acadêmicos e sua evolução no decorrer do curso. Os resultados também demonstram que o Curso de Ciências Contábeis fornece suporte aos acadêmicos para a realização pessoal e o futuro profissional. 

Palavras-chave: Empreendedorismo. Visão empreendedora. Acadêmicos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Luiz Oliveira, UNOESC - Xanxerê

Ciências Sociais Aplicadas

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Oliveira, E. L., Caus, M. C., & Segala, M. (2014). EMPREENDEDORISMO: FORMAÇÃO DA CULTURA EMPREENDEDORA NOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNOESC DE XANXERÊ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 383. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5461

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>