PESQUISA DE MERCADO: UMA ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR NA CIDADE DE VIDEIRA, SC

Autores

  • Luiz Felipe Torcatto Zanella UNOESC
  • Marcelo Zenaro UNOESC
  • Thaís de Oliveira UNOESC

Resumo

Competências gerenciais representam um apanhado de informações que podem nortear o desenvolvimento profissional e a carreira do administrador. Desta, pode-se entender que competências representam o somatório de conhecimento, habilidades e atitudes, visto que cada uma dessas três diretrizes compõe, a seu modo, uma específica e determinada competência, em que conhecimento é saber, habilidade é saber fazer e atitude é querer fazer algo. A presente pesquisa teve por intenção investigar quais as competências formativas do administrador estão elencadas e são pretendidas pelos normativos do ensino de Administração no Brasil. Nesse sentido, foram investigados a LDB, as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) e o PPC do Curso de Administração da Unoesc e elencado um rol de competências. Estas foram investigadas in-loco, junto a empresas de recrutamento da cidade de Videira, SC para investigar o perfil local desse profissional requisitado pelo mercado. Desta, pode-se verificar que todas as competências dos normativos de Administração aqui demonstrados foram julgadas como fundamentais para o desenvolvimento desse profissional, a partir de onde se pode delimitar e formar seu perfil e entender como adequadas as iniciativas e objetivos da formação e educação superior do administrador nesse contexto.

Palavras-chaves: Competências. Administrador. Mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Torcatto Zanella, UNOESC

Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Mestrando em Administração pela UFSC (2014). Possui formação para o magistério superior em Administração. Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina) e atuante como Representante junto à UNOESC para a cidade de Fraiburgo. Consultor empresarial (financeiro e planejamento). Trabalha como professor universitário, Coordenador Adjunto do Curso de Administração da UNOESC Videira. Diretor de Núcleos da ACIAF (Associação Empresarial de Fraiburgo).

Marcelo Zenaro, UNOESC

Mestre em ADM (administração e estratégias de gestão). Atual Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Campus Videira. Pós-graduado em marketing, bacharel em administração, profissional com ampla experiência em marketing e planejamento estratégico. Professor, consultor e palestrante reunindo mais de 400 trabalhos científicos e técnicos em 20 anos de experiências em organizações diversas no Brasil. Ex pró-reitor de pesquisa, pós-grad e extensão. Ex-Diretor para assuntos tecnológicos da Associação das Indústrias, Comércio e Agrícola de Videira - SC. Membro da Associação Catarinense dos Professores de Marketing. Experiências internacionais na Europa e América Latina. Autor de vários livros e dezenas de artigos em administração nas áreas de estratégia, marketing, gestão e liderança. Atualmente Membro do NDE do Curso de Administração da UNOESC, coordenador de relações interinstitucionais do Campus Videira e Co-Editor da Revista Unoesc&Ciência.

Thaís de Oliveira, UNOESC

Aluna do curso de Administração da Unoesc Videira

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Torcatto Zanella, L. F., Zenaro, M., & Oliveira, T. de. (2014). PESQUISA DE MERCADO: UMA ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR NA CIDADE DE VIDEIRA, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 357. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5079

Edição

Seção

Videira - Pesquisa