EFEITO DO USO DE AMOLECEDOR PRÉ INCLUSÃO NO EMBLOCAMENTO DE SEMENTES DE PARAPIPTADENIA RIGIDA (BENTH.) BRENAN – (FABACEAE)

Autores

  • Elizabeth dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jeferson Martins Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Katiane Paula Bagatini Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan é conhecida como angico-vermelho, uma espécie florestal nativa de importância na recomposição da mata ciliar e na recuperação de áreas degradadas. Apesar de sua importância, pouco se sabe sobre as estruturas reprodutivas, assim, criar protocolos de emblocamento para a semente permite um maior conhecimento sobre o processo reprodutivo da espécie. O objetivo do trabalho foi verificar o efeito do uso do amolecedor pré inclusão ácido fluorídrico no emblocamento de sementes de Parapiptadenia rigida. As sementes foram coletadas em Joaçaba, SC, em maio de 2017, processadas, fixadas com FAA 70% e armazenadas em Álcool 70%. Foi realizada a hidratação em série etanólica descendente, permanecendo por uma hora em cada graduação alcoólica. O amolecimento foi realizado com ácido fluorídrico, por 24 horas, em temperatura ambiente. O material passou então pelo processo de infiltração, água-polietilenoglicol 6000 (1:1) em estufa à 60°C, até a evaporação completa da água. Após, o material foi emblocado em polietilenoglicol 6000 e cortados em micrótomo de rotação com espessura de 7µm. Tanto os blocos sem o uso do amolecedor quanto os blocos que foram submetidos ao amolecedores não permitiram o corte em função da dureza do material e da não infiltração, material vegetal não ficou aderido ao bloco. Desta forma, o tratamento não foi eficiente para a confecção das lâminas, já que o material emblocado não aderiu a matriz e soltou-se do polietilenoglicol 6000 durante os cortes e impossibilitando a confecção das lâminas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ciências da Vida e Saúde

Jeferson Martins, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ciências da Vida e Saúde

Katiane Paula Bagatini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ciências da Vida e Saúde

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Santos, E. dos, Martins, J., & Bagatini, K. P. (2018). EFEITO DO USO DE AMOLECEDOR PRÉ INCLUSÃO NO EMBLOCAMENTO DE SEMENTES DE PARAPIPTADENIA RIGIDA (BENTH.) BRENAN – (FABACEAE). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18559

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>