O PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DE PACIENTES COM FIBRIOMALGIA

Autores

  • Graziéli Cristina Bilibio
  • Gabriela Zmieski Zanella
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

A fibromialgia é considerada uma síndrome, expressando uma dor crônica,  não inflamatória. Ainda não há dados concretos de sua etiologia, mas sabe-se que atinge o sistema músculo esquelético, podendo irradiar e provocar desequilíbrios em outros sistemas. Muitas vezes seus sintomas se confundem com a depressão e a síndrome da fadiga crônica e por isso, muitos pesquisadores a sugerem como uma síndrome de somatização. Dentre os critérios destacam-se uma sensibilidade dolorosa em sítios anatômicos, denominados tender points, ou seja, no reconhecimento de pontos predefinidos que expressem dor na pressão com os dedos. Todos os pacientes tem como sintoma a dor difusa e crônica, com dificuldade para indicar o local específico da dor. Normalmente apontam sítios peri articulares, sem determinar se a origem é muscular, óssea ou articular. Os sintomas relatados são de queimação, pontada, peso, ou como uma contusão, agravando pelo frio, umidade, mudança climática, tensão emocional ou por esforço físico. Os exames de imagem ou bioquímicos não são efetivos na determinação da síndrome, podendo auxiliar após o diagnóstico clínico. O tratamento multiprofissional promove o alívio da dor, a melhoria na qualidade do sono, equilíbrio emocional, condicionamento físico. Para os profissionais da Enfermagem, o cuidado requer a compreensão do processo de dor do paciente, uma vez que devem atuar como educadores orientando práticas que minimizem a dor. A atitude positiva do paciente é imprescindível para a melhoria da fibromialgia, e os profissionais da enfermagem tem forte relação com essa conquista.

Palavras-chave: Fibriomalgia. Somatização. Tender points. Enfermagem 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziéli Cristina Bilibio

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê.

Gabriela Zmieski Zanella

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física da Unoesc Campus de Xanxerê nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Bilibio, G. C., Zanella, G. Z., & Battiston, F. G. (2018). O PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DE PACIENTES COM FIBRIOMALGIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18531

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>