EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL

Autores

  • Ana Paula Ariotti
  • Lediane Romanzini

Resumo

O consumo adequado e suficiente de nutrientes promove o crescimento e desenvolvimento, atendendo as necessidades diárias do organismo e prevenindo possíveis agravos à saúde. Dessa forma, a avaliação do estado nutricional visa a identificar os pacientes em risco nutricional, promover suporte nutricional adequado e monitorar sua evolução.

O método para a avaliação do estado nutricional é realizado por meio da avaliação nutricional, que utiliza técnicas apropriadas de antropometria, anamnese alimentar, história clínica, parâmetros bioquímicos e dados psicossociais.

A avaliação nutricional é uma importante ferramenta para determinar a presença de fatores, condições ou diagnósticos que possam afetar o estado nutricional do indivíduo.

O presente trabalho faz parte do Projeto bolsa de pesquisa do artigo 171 que tem como objetivo geral verificar a utilização de equipamentos para avaliação nutricional utilizados em consultórios de nutrição, relatando melhor os equipamentos utilizados, destacando quais são suas utilidades, quais são os mais utilizados por nutricionistas na área clinico nutricional e quais destes são aplicados a cada faixa etária.

 Para a obtenção de dados mais recentes foram utilizados artigos e livros referente a avaliação clínico nutricional e também foram entrevistadas algumas nutricionistas do município de Videira-SC, das quais constataram fazer uso mais frequente de equipamentos como balanças, adipômetros e fita métrica.

Entende-se que uma correta avaliação do estado nutricional identifica os distúrbios nutricionais possibilitando assim realizar uma intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Ariotti, A. P., & Romanzini, L. (2018). EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18393

Edição

Seção

Videira - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)