ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE ALGUMAS ETAPAS DO PROCESSO CONSTRUTIVO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Bárbara Rossana Kubeneck Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cleber Coradi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Construir melhor é vital para a sobrevivência da indústria da construção civil. Criar métodos extraordinários e salvadores da pátria não é a única solução para as mazelas enfrentadas nos canteiros de obras, é preciso controlar os métodos existentes, diagnosticar quais etapas estão falhas e buscar soluções para tal. Com este foco optou-se pelo estudo e acompanhamento in loco das seguintes etapas: a execução de alvenaria estrutural, a concretagem de planos horizontais (lajes maciças) e a execução de revestimentos de argamassa, além de uma criteriosa análise do canteiro de obras e processo de segurança aplicada ao canteiro. A escolha dessas etapas é justificada pelo fato de que, são responsáveis por grande parte das patologias das edificações. O relatório do Estágio Supervisionado I, aborda por meio de embasamento teórico, desde o controle de materiais até o método construtivo, buscando após, com o acompanhamento na execução das etapas citadas uma abordagem crítica sobre a assertividade dos processos. Observou-se que há uma grande preocupação pela equipe em construir bem, algumas falhas foram identificas, contudo a mesmas não comprometem o sucesso do empreendimento em questão. A cada falha identificada pela própria construtora, é catalogada e estudada, observando a causa raiz e as soluções possíveis, criando uma forma de prevenir que os mesmos problemas acometam as obras seguintes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Kubeneck, B. R., & Coradi, C. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE ALGUMAS ETAPAS DO PROCESSO CONSTRUTIVO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18342

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>